Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee2Mateus, Suzy Adelina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4080806098614266pt_BR
dc.creatorGoulart, Lívia Brito de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175332814607995pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T19:22:55Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-07T19:22:55Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2829-
dc.description.abstractThe theme to be approached in this work is the importance of medicalizations in the cognitive formation of the child. The use of music in the formation, teaching and learning of the child is evidenced, because the interaction of music with the child brings in a playful way the instigation of the child to respond to what is coordinated through music. Medicalizations in the teaching environment brings with it an attractive form of interaction for the child, in addition to giving guidance to the child through the lyrics of the song, where the child interacts with content, such as the alphabet, numerals, colors. Through a bibliographic survey, and carrying out an arduous analysis for this work, it was possible to identify the importance of medicalizations in the teaching and cognitive formation of children, as well as to observe the contribution and the positive reflexes, generated as a result of the use of medicalizations in character. Education.This work addresses the influence of medicalizations on the child's learning process in childhood, and its importance.pt_BR
dc.description.resumoO tema a ser abordado neste trabalho, trata-se da importância da musicalização na formação cognitiva da criança. Evidencia-se o uso da música na formação, ensino e aprendizagem da criança, pois a interação da música com a criança, traz de forma lúdica a instigação a criança a responder o que é coordenado através da música. A musicalização no ambiente de ensino, traz consigo uma forma de interação atrativa a criança, além de dar orientações a criança por meio da letra da música, onde a criança interage com conteúdo, como por exemplo o alfabeto, numerais, cores. Através de um levantamento bibliográfico, e realizar uma análise árdua para este trabalho, foi possível identificar a importância da musicalização no ensino e na formação cognitiva das crianças, bem como observar a contribuição e os reflexos positivos, gerados em decorrência do uso da musicalização em caráter de ensino. Este trabalho aborda a influência da musicalização no processo de aprendizagem da criança na infância, e sua importância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lívia Brito de Carvalho Goulart (livia.brito@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T18:41:16Z No. of bitstreams: 4 TCC VERSAO FINAL.pdf: 545037 bytes, checksum: 60673ecdf396fe20d52e929812644c99 (MD5) termo de ciencia assinado.pdf: 374256 bytes, checksum: 6af0a98a3d4e96a0c0145cec1defd3ca (MD5) Termo de Responsabilidade Autoral-1.pdf: 221113 bytes, checksum: 897e26d90771de4e848de97d64dad956 (MD5) ata assinada.pdf: 2132103 bytes, checksum: f392b806d02d9cb0180b315fdd0d9650 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-07T19:14:43Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC VERSAO FINAL.pdf: 545037 bytes, checksum: 60673ecdf396fe20d52e929812644c99 (MD5) termo de ciencia assinado.pdf: 374256 bytes, checksum: 6af0a98a3d4e96a0c0145cec1defd3ca (MD5) Termo de Responsabilidade Autoral-1.pdf: 221113 bytes, checksum: 897e26d90771de4e848de97d64dad956 (MD5) ata assinada.pdf: 2132103 bytes, checksum: f392b806d02d9cb0180b315fdd0d9650 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-07T19:22:23Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC VERSAO FINAL.pdf: 545037 bytes, checksum: 60673ecdf396fe20d52e929812644c99 (MD5) termo de ciencia assinado.pdf: 374256 bytes, checksum: 6af0a98a3d4e96a0c0145cec1defd3ca (MD5) Termo de Responsabilidade Autoral-1.pdf: 221113 bytes, checksum: 897e26d90771de4e848de97d64dad956 (MD5) ata assinada.pdf: 2132103 bytes, checksum: f392b806d02d9cb0180b315fdd0d9650 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-07T19:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC VERSAO FINAL.pdf: 545037 bytes, checksum: 60673ecdf396fe20d52e929812644c99 (MD5) termo de ciencia assinado.pdf: 374256 bytes, checksum: 6af0a98a3d4e96a0c0145cec1defd3ca (MD5) Termo de Responsabilidade Autoral-1.pdf: 221113 bytes, checksum: 897e26d90771de4e848de97d64dad956 (MD5) ata assinada.pdf: 2132103 bytes, checksum: f392b806d02d9cb0180b315fdd0d9650 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. ARAUJO, S. R. J.; LOPES, R. P. Musicalização na educação infantil. Anais da XIII Semana de Licenciatura - IV Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, II Encontro de Egressos do Mestrado, I Encontro de Egressos da Licenciatura Práticas Pedagógicas para Inclusão e Diversidade Jataí, 2016. ARROYO, Miguel González. A construção social da infância. In: Infância na ciranda da educação: uma política pedagógica para zero a seis anos. Belo Horizonte: CAPE, 1994. BAILLY, Anatole. Dictionaire: Grec-Français. Rédiger avec le concour de E. Egger. Paris: Hachette, 1950. BARRETO, S. de J. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2000. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para formação integral da criança. 4. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003. CATÃO, V. M. Musicalização na educação infantil: Entre repertórios e práticas culturais e musicais. Revista Uniabeus - Belford Roxo V.5 Número 10 maio- agosto 2012. CUNHA, S. R. V. da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011. DAMAZIO, Reinaldo Luiz. O que é criança: Brasiliense, 1991. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2012. GAINZA, V. H. de. Estudos de Psicologia Musical. 3.ed. São Paulo: Summus, 1988. GALLIANO, Alfredo Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. GARCIA, V. P.; SANTOS, R. A importância da utilização da música na educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 17 - Nº 169 - Junho de 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2010. GODOI, L. R. A importância da música na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011. GÓES, R. S. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC. V. 2, n. 1, 2009. GOHN, M. G.; STAVRACAS, I. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, v. 12, n. 2, 2010, p. 85-103. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. GORDON, E. Teoria da aprendizagem musical: competência, conteúdo e padrões.1ª ed. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. JEANDOT, N. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990. JOLY, Ilza, Zenker, Leme, (2003). Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e suas relações com a música. In: ____. HENTSCHKE, L; DEL BEN, L. (Org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Ed. Moderna. Cap. 7. LAKATOS, Eva Maria; MA RCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LIMA, G. P.; SANT’ANNA, V. L. L. A música na educação infantil e suas contribuições. Artigos Periódicos. PUCMINAS, 2015.MAFFIOLETTI, Leda. Cantigas de roda. 6. ed. Porto Alegre: Magister, 1994. MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: PAPIRUS, 2000. MUSZKAT, M. Música, neurociência e desenvolvimento humano. In: JORDÃO, Gisele et al. A Música na Escola. São Paulo: Allucci e Associados Comunicações, 2012, p. 67-69. NAZARI, G. A musicalização na educação infantil. Dissertação de conclusão de curso – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2012. NOGUEIRA, M. A. - A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: < http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html> Acesso em: 13 jan. 2022. OLIVEIRA, M. E.; FERNANDES S. F.; FARIA, L. C. F. A musicalização, o lúdico e a afetividade na educação infantil. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente prudente, Colloquium Humanarum, vol. 10, 2013. PRAÇA, Fabíola Silva Garcia; PRAÇA, Marco Aurélio Martins. Ética no desenvolvimento da produção intelectual: o papel da educação acadêmica. In: Cartas à Educação. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. RIBEIRO, R. F. Musicalização na educação infantil. Dissertação de conclusão de curso, Universidade Federal da Fronteira do Sul, Erechim, 2016. SANTOS, L. S.; PARRA, C. R. Música e Neurociências: inter-relação entre música, emoção, cognição e aprendizagem. Revista online Psicologia. PT. 2015. Disponível em: Acesso em: 27 de outubro de 2017. SOARES, M. A.; RUBIO, J. A. S. A Utilização da Música no Processo de Alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 3, nº 1, São Roque, 2012. SOUZA, B. C. M. F. Musicalização na educação infantil: um olhar sobre a base nacional comum curricular. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.51-64, ano 20, nº 40, janeiro/março de 2019. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. WEIGEL, A. M. G. Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988. WEIGSDING, J. A.; BARBOSA, C. P. A influência da música no comportamento humano. Arquivos do MUDI, 2014, v 18, n 2, p 47-62.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSAO FINAL.pdfTrabalho de Conclusão de curso532,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de ciencia assinado.pdfTermo de ciência365,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Responsabilidade Autoral-1.pdfTermo de responsabilidade autoral215,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata assinada.pdfAta de aprovação assinada2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.