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dc.contributor.advisor1Moura, Sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086046708160371pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T14:22:45Z-
dc.date.available2022-09-30-
dc.date.available2022-09-30T14:22:45Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2803-
dc.description.abstractIn this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T13:36:52Z No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T14:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-30T14:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectCompetências e habilidades.pt_BR
dc.subjectCompetencies and skillspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas.pt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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