Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, Sebastião | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0092932409685292 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ana Paula | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3086046708160371 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T14:22:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30 | - |
dc.date.available | 2022-09-30T14:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2803 | - |
dc.description.abstract | In this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T13:36:52Z No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T14:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T14:22:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-30T14:22:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 documentos repositorio.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. ALVES, Doralice Veiga. Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2007. BOTELHO, Laura Silveira. Práticas de letramentos acadêmicos na escrita da monografia: relações de poder na academia. /Laura Silveira Botelho. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação do campo: educação do campo: unidade 01. -Brasília: MEC, SEB, 2012. BRASIL. Parecer CNE/CEB nº.11/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, DF, 07/07/2010, nov. 2010. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Secretária de Ensino Médio e Tecnológico. BRASÍLIA, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/civil 03/Leis/L9394. htm BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: SEB, 2018. CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Ática, 2012. CARNEIRO, Maria Ângela Barbato A descoberta do aprender. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007. DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2º ed. São Paulo: Atlas,2017. FONSECA, J. J. S. D. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FONSECA, V. Dificuldades de Aprendizagem: Na busca de alguns axiomas. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 39. Nº3, 2005. FREIRE, Paulo. Família e escola: em busca da formação do leitor. São Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. MEOTTI, M. B. Os multiletramentos na formação continuada: uma pesquisa-ação crítica colaborativa com tecnologias digitais de informação e comunicação. Tese de Doutorado em Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR. 2020. MORAIS, José. A arte de ler. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, Problema de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Escrita e liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP/Campus de Presidente Prudente. 2015. OLIVEIRA, Leilane Morais. Prática social da escrita: um estudo envolvendo a educação de adultos. Dissertação. Universidade Federal de Viçosa, MG. 2013. PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. PORTUGAL, G. Crianças, Famílias e Creches, uma abordagem ecológica da adaptação do bebê à creche. Porto: Porto Editora, 2009. RIBEIRO; Ana Paula Monteiro Gonçalves. Letramento escolar: o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas percepções de professores de Belém do Pará. Dissertação. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, 2021. SANTOS; Marta Ester Brito. Uso de tecnologias digitais na escola: implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros. 2015. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. São Paulo: Editora Cortez, 2002. SILVA, Andreia Lucia da. LIRA, Valéria Krykhtine. Letramento da Educação Infantil. São: Paulo: E-papers, 2010. SIMONETTI, Amália. O Desafio de alfabetizar e Letrar. Fortaleza: editora IMEPH, 2007. SOUZA, E.M. Problemas de aprendizagem - criança de 8 a 11 anos. Bauru: EDUSC, 2006. VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | literacy | pt_BR |
dc.subject | Competências e habilidades. | pt_BR |
dc.subject | Competencies and skills | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Paula Pereira Silva da Silva.pdf | 863,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.