Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2223834801342440pt_BR
dc.contributor.referee1Ernst, Daniela Carolina-
dc.contributor.referee2Santos, Maria Gabriela dos-
dc.creatorParreira, Claudiane Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3334955099675354pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T13:34:19Z-
dc.date.available2022-09-29-
dc.date.available2022-09-30T13:34:19Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2800-
dc.description.abstractThe present work aims to seek to understand the concept of playfulness from a bibliographic study. This is a bibliographic research that involved the bibliographic survey carried out on the Oasis portal, selecting articles published in Portuguese. The results showed that the ludic can help in pedagogical activities, because the purpose of playing in early childhood education is much broader, its contribution improves the integral development of the child, because through play the child makes significant discoveries, which will help him in your training.pt_BR
dc.description.resumoObjetiva compreender o conceito de ludicidade a partir de um estudo bibliográfico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que envolveu o levantamento bibliográfico realizado no portal Oasis, selecionando artigo publicados em português. Os resultados apontaram que o lúdico pode auxiliar nas atividades pedagógicas, pois o propósito do brincar na educação infantil é muito mais amplo, sua contribuição aprimora o desenvolvimento integral da criança, pois por meio da brincadeira a criança faz descobertas significativas, as quais a auxiliarão em sua formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudiane Alves Parreira (claudiane.parreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-29T23:22:08Z No. of bitstreams: 1 Claudiane A Parreira _ Artigo finalizado.pdf: 1673220 bytes, checksum: f9da214673691f95d162646a875055df (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T13:26:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Claudiane A Parreira _ Artigo finalizado.pdf: 1673220 bytes, checksum: f9da214673691f95d162646a875055df (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T13:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Claudiane A Parreira _ Artigo finalizado.pdf: 1673220 bytes, checksum: f9da214673691f95d162646a875055df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-30T13:34:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudiane A Parreira _ Artigo finalizado.pdf: 1673220 bytes, checksum: f9da214673691f95d162646a875055df (MD5) Previous issue date: 2022-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação, 34. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Brasília: MEC-SEB, 2010. CASTRO, S. O resgate da ludicidade: A importância das brincadeiras, do brinquedo e do jogo no desenvolvimento biopsicossocial das crianças. 2005. 73f. Memorial (Programa especial de formação de professores) – Faculdade de educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005. CORSARO, William. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida. (org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. 31-50.FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação. São Paulo: Scipione, 2005. GARCIA, R. L. Revisando a pré-escola. São Paulo: Cortez, 2005. KISHIMOTO, T. M. Brincadeiras tradicionais do Brasil. Vol. I a VIII. São Paulo: FAPESP/ Labrimp, 2003. MALUF, A. C. M. Atividades Lúdicas para Educação Infantil: Conceitos, orientações e práticas – Petrópolis, RJJ: Vozes, 2008. MARRACH, S. Outras histórias da educação: do Iluminismo à Indústria Cultura (1823-2005). Ed. UNESP. São Paulo; 2009. MEDEL, C. R. M. Educação Infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas. 2 ed. – Petrópolis, RJ Vozes, 2012. MOREIRA, L. Os benefícios do jogo na infantil no processo de alfabetização. 2014. Disponível em: < http://www.cdof.com.br/natacao6.htm> Acesso em: 13 jan. 2022. NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Sociologia da Infância e Educação Infantil: algumas considerações sobre a aproximação entre essas duas áreas na pesquisa sobre a pequena infância. Horizontes, v. 27, n. 2, p. 31-36, jul. /dez. 2009. PALHANO, N. C... “Amanhã é dia de brinquedo! A fala de educadoras da criança muito pequena sobre o brinquedo na rotina dos Cmei’s de Curitiba. 2009. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021.SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. SOUZA, G.C. Benefícios da utilização de materiais para o desenvolvimento psicomotor dentro do ensino natação em crianças até 06 anos. Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2016. VAGO-SOARES, Maria Angélica. Infância, Arte e Cultura: experiências em (com)textos educativos. São Carlos/SP: Pedro & João, 2015. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudiane A Parreira _ Artigo finalizado.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.