Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.creatorSilva, Karita Mariana Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9018632315362935pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T11:47:38Z-
dc.date.available2022-09-15-
dc.date.available2022-09-14T11:47:38Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2742-
dc.description.abstractBullying can never be considered child's play, as bullying is any act of verbal, physical, relational or cyberbullying aggression, which is intended to harm or humiliate someone. Bullying is one of the causes that bring more negative consequences to students, children, and adolescents. Its consequences can result in sad, fearful, isolated individuals, with psychological problems, low school performance and in some cases it can result in suicide. Psychology plays a key role in the fight against bullying, as these professionals, along with the entire school body, have developed ways to help combat school violence. Teachers, in turn, feel out of place and have doubts about how to help their students in dealing with bullying. To carry out the work, a search was carried out based on a systematic review in 12 education journals arranged in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) covering the years 2011-2021, the criteria for choosing the journals were their classification in Qualis A and Qualis B1 in the area of education. The objective of this work was to verify what had been published about bullying in those years, it is how teachers are being prepared to face bullying. The research results show that in 12 analyzed journals, 19 articles were found. In the year 2017 we concluded that it was the year with the most publications of articles, in analyzing the articles we noticed that teachers are not prepared to face bullying, teacher training courses rarely include bullying in the curriculum of content, and students continue being bullied, where the majority of victims/aggressors are boys.pt_BR
dc.description.resumoBullying jamais pode ser considerado brincadeira de criança, visto que o bullying é qualquer ato de agressão verbal, física, relacional ou cyberbullying, cujo tem a intenção de agredir ou humilhar alguém. O bullying é uma das causas que trazem mais consequências negativas a estudantes, crianças, e adolescentes. Suas consequências podem resultar em indivíduos tristes, com medo, isolados, com problemas psicológicos, baixo rendimento escolar e em alguns casos pode resultar em suicídio. A psicologia tem papel primordial na luta contra o bullying, pois esses profissionais juntamente com todo corpo escolar desenvolveram formas de ajudar a combater a violência escolar. Os professores por sua vez, se sentem deslocados e com dúvidas de como ajudar seus alunos no enfrentamento ao bullying. Para realização do trabalho foi feito uma busca a partir da realização de uma revisão sistemática em 12 revistas de educação dispostos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) contemplando os anos de 2011-2021, os critérios para escolha das revistas foram a classificação delas no Qualis A e Qualis B1 na área da educação. O trabalho teve como objetivo verificar o que havia sido publicado sobre o bullying nesses anos, é como os professores estão sendo preparados no enfrentamento ao bullying. Os resultados na pesquisa nos mostram que em 12 revistas analisadas foram encontrados 19 artigos. No ano de 2017 concluímos que foi o ano com mais publicações de artigos, em análise dos artigos notamos que os professores não estão preparados para enfrentamento ao bullying, os cursos de formação docente raramente incluem o bullying na matriz curricular de conteúdos, e os alunos continuam sofrendo bullying, onde a maioria das vítimas/agressores são os meninos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kárita Mariana Ribeiro Silva (karita.mariana@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-14T01:29:26Z No. of bitstreams: 1 TCC Karita versão oficial!.pdf: 909141 bytes, checksum: cd93797d790e9959c9e79a60b2599645 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-14T11:46:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Karita versão oficial!.pdf: 909141 bytes, checksum: cd93797d790e9959c9e79a60b2599645 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-14T11:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Karita versão oficial!.pdf: 909141 bytes, checksum: cd93797d790e9959c9e79a60b2599645 (MD5) Previous issue date: 2022-08-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência Escolar. Professores. Alunos. Psicólogos.pt_BR
dc.subjectSchool Violence. teachers. Students. Psychologists.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karita versão oficial!.pdfCONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA887,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.