Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Michelle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lorrane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324197184130672pt_BR
dc.creatorBorges, Letícia-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9878496779537384pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-08T21:33:08Z-
dc.date.available2022-09-07-
dc.date.available2022-09-08T21:33:08Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2722-
dc.description.abstractNeuroscience comes as an aid for teachers in the literacy process, as it is concerned with understanding learning based on behaviors and hospital medical equipment that allow the observation of the brain during its functioning and thus manages to interpret the changes, always aiming at the child's development. This theoretical study aims to discuss how neuroscience helps teachers in teaching and learning during the literacy process from the perspective of memory, attention and social environment. Neuroscience will not provide the teacher with teaching strategies, but will help him to understand how the child learns and develops. In this way, educators will be able to use this knowledge to adapt their teaching methods, considering neural functioning. The brain is the organ responsible for bodily and mental functions, and the supreme brain functions such as reasoning, memorizing and paying attention are important in the literacy process. In this sense, learning and development are associated with mental functions, and neuroscience will show the importance of emotion, affectivity, motivation, attention and influence in the social environment, including the relevance of memory. Literacy is a delicate process that requires a greater commitment from the teacher to his student and, although most teachers are committed, there is a high rate of situations of school failure resulting from deficiencies during the literacy process, a fact that neuroscience confirms. Therefore, we understand that thinking about the child's literacy process has a direct impact on the social constitution and quality of life, on the human development index of society. From this perspective, we believe that neuroscience can help development in the literacy process, with the improvement of the human development index, which is directly related to the country's economic processes. Thus, the present work has a bibliographic and qualitative methodology.pt_BR
dc.description.resumoA neurociência vem como um auxiliador para os professores no processo de alfabetização, pois se ocupa em entender a aprendizagem partindo de comportamentos e de equipamentos médicos hospitalares que permitem observar o cérebro durante o funcionamento e assim consegue interpretar as alterações, visando sempre ao desenvolvimento da criança. Este estudo teórico visa a discorrer sobre como a neurociência ajuda os professores no ensino e aprendizagem durante o processo de alfabetização na perspectiva da memória, atenção e meio social. A neurociência não vai fornecer estratégias de ensino ao professor, mas sim ajudá-lo a compreender como a criança aprende e se desenvolve. Dessa forma, os educadores poderão utilizar esse conhecimento para adequar seus métodos de ensino, considerando o funcionamento neural. O cérebro é o órgão responsável pelas funções corporais e mentais, sendo que as funções cerebrais supremas como raciocinar, memorizar e atentar-se são importantes no processo de alfabetização. Nesse sentido, a aprendizagem e o desenvolvimento são associados às funções mentais, e a neurociência irá mostrar a importância da emoção, afetividade, motivação, atenção e influência no meio social, inclusive a relevância da memória. A alfabetização é um processo delicado que exige um maior comprometimento do professor com seu aluno e, apesar de a maioria dos professores se comprometerem, existe um alto índice de situações de fracasso escolar resultantes de deficiências durante o processo de alfabetização, fato que a neurociência confirma. Portanto, compreendemos que pensar no processo de alfabetização da criança impacta diretamente na constituição social e na qualidade de vida, no índice de desenvolvimento humano da sociedade. Nessa perspectiva, acreditamos que a neurociência pode auxiliar o desenvolvimento no processo de alfabetização, com a melhoria do índice de desenvolvimento humano, que está relacionado diretamente aos processos de economia do país. Dessa forma, o presente trabalho tem como metodologia a bibliográfica e qualitativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Correa Mendes Borges (leticia.mendes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-07T13:16:20Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIA CORRÊA - PRONTO (1).pdf: 647437 bytes, checksum: a3bbbc1fd55bda7f490603f042814ab1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Boa tarde Letícia, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE, a ficha catalográfica e a ATA de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-09-08T19:20:15Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Correa Mendes Borges (leticia.mendes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-08T19:39:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_LETÍCIA CORRÊA ...pdf: 1186617 bytes, checksum: cf608e29110f1fd5918644eb79410c47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-08T21:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_LETÍCIA CORRÊA ...pdf: 1186617 bytes, checksum: cf608e29110f1fd5918644eb79410c47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-08T21:32:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_LETÍCIA CORRÊA ...pdf: 1186617 bytes, checksum: cf608e29110f1fd5918644eb79410c47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-08T21:33:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_LETÍCIA CORRÊA ...pdf: 1186617 bytes, checksum: cf608e29110f1fd5918644eb79410c47 (MD5) Previous issue date: 2022-08-31en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Memória. Neurociência. Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectLiteracy. Memory. Neuroscience. Learning.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LETÍCIA CORRÊA ...pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.