Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee1Godoy, Heloisa Baleroni Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Sousa, Clécia Messias de-
dc.creatorCustódio, Gabrielle Caetano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727200339180229pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T22:24:12Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-07-01T22:24:12Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2594-
dc.description.abstractThe construction and acquisition of knowledge has been favored by the use of technology in schools, allowing different strategies to be used by teachers. These strategies must occur so that students can understand and visualize them in everyday life, arousing interest in the area of Biology and developing investigation and critical thinking for the acquisition of knowledge. Pedagogical practices aimed at teaching Biology seek to offer students a quality scientific education, aiming at a diversified learning outside the virtual classroom, in order to arouse interest and affection for subjects related to Biology. Pedagogical practices can cover several aspects in the educational scope, such as the use of didactic-pedagogical materials, which, when used properly by the teacher, facilitate the teaching and learning process. In this context, the objective of the respective work was to highlight the importance of using strategies such as the use of didactic materials in the teaching and learning of Biology, remotely, such as the presentation of didactic materials, experiments and demonstrations, mind maps, curiosities about the content, small classes through videos, among different methodologies. The pedagogical practices were carried out in the 2nd year classes of the Technical courses in Agriculture, Information Technology and the Environment Integrated to High School at IF Goiano - Campus Ceres. Data were collected through a Google Forms questionnaire. Thus, the results obtained were relevant to report the relevance of the implementation of pedagogical practices in the teaching of Biology of the 2nd year classes of the IF Goiano - Campus Ceres, helping them in the significant construction of scientific knowledge. The research results show us the importance of adopting different didactic strategies and methodologies in the educational field.pt_BR
dc.description.resumoA construção e aquisição de conhecimento vem sendo favorecidas pelo uso da tecnologia nas escolas, permitindo que diversas estratégias possam ser utilizadas pelos docentes. Essas estratégias devem ocorrer de modo que os alunos possam compreendê-las e visualizá-las na vida cotidiana, despertando o interesse pela área da Biologia e desenvolvendo a investigação e pensamento crítico para a aquisição de conhecimento. As práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Biologia, buscam oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade, visando uma aprendizagem diversificada e externa à sala de aula virtual, no intuito de despertar interesse e afeição pelos assuntos voltados para a Biologia. As práticas pedagógicas podem abranger diversos aspectos no âmbito educacional, como por exemplo, o uso de materiais didáticos-pedagógicos, que quando utilizados de maneira adequada pelo docente, facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Nesse âmbito, o objetivo do respectivo trabalho, foi evidenciar a importância do uso de estratégias como o uso de materiais didáticos no ensino e aprendizagem de Biologia, de forma remota, tais como, a apresentação de materiais didáticos, experimentos e demonstrações, mapas mentais curiosidades sobre o conteúdo, pequenas aulas por meio de vídeos, entre diversas metodologias. As práticas pedagógicas foram realizadas nas turmas dos 2° anos dos cursos Técnicos de Agropecuária, Informática e Meio Ambiente Integrados ao Ensino Médio do IF Goiano - Campus Ceres. Os dados foram coletados por meio de um questionário do Google Forms. Desse modo, os resultados obtidos foram pertinentes para relatar a relevância da implementação de práticas pedagógicas no ensino de Biologia das turmas de 2° ano do IF Goiano – Campus Ceres, auxiliando-os na construção significativa do conhecimento científico. Os resultados da pesquisa nos mostram a importância da adoção de estratégias didáticas e metodologias diversas no âmbito educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielle Caetano Custódio (gabrielle.caetano@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-06-30T22:10:41Z No. of bitstreams: 1 tcc_GabrielleCaetano.pdf: 2135598 bytes, checksum: 9b85a42524657b3e68e028b9ce4e3a65 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-07-01T22:19:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_GabrielleCaetano.pdf: 2135598 bytes, checksum: 9b85a42524657b3e68e028b9ce4e3a65 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-01T22:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_GabrielleCaetano.pdf: 2135598 bytes, checksum: 9b85a42524657b3e68e028b9ce4e3a65 (MD5) Previous issue date: 2022-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_GabrielleCaetano.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.