Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Antonio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9013997495456016pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcio Antonio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9013997495456016pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes Júnior, Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030434824436730pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Filipe Santos-
dc.contributor.referee4Souza, Luzia Aparecida de-
dc.contributor.referee5Rudiaz, Paola Judith Amaris-
dc.creatorAssunção, Ricardo Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076041948976443pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:02:23Z-
dc.date.available2022-03-23-
dc.date.available2022-04-11T19:02:23Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2435-
dc.description.abstractThis doctoral thesis has been developed in the Post-Graduation Program in Mathematics Education (PPGEduMat), at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), and aims to study the processes of exclusion in mathematics, describing how students constitute themselves as subjects excluded by the mathematics curriculum. For this, narrative interviews were made with male and female students from the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Urutaí, who were taking the probation in mathematics, in Integrated High School courses (Ensino Médio Integrado - EMI), and evaded from the course of Mathematics Licenciature. The specialized research corpus is formed by textualizations, produced from the referred interviews, 4 of them from EMI and 10 from Graduation. The corpus was analyzed by means of Discourse Analysis, in the Foucauldian perspective, highlighting enunciations about what was said by the students, with the purpose of understanding how they constitute themselves as subject-students, in relation to the subject position that suffered exclusion processes by mathematics. From the analyses, three statements were constructed: "If I had tried harder, I would succeed", related to neoliberal and religious discourses, in which the subject-student places herself in the position of responsible, guilty for her own process of exclusion by mathematics; "Women have to take care of others, before taking care of themselves', linked to patriarchal, religious and feminist discourses, in which the subject-student places herself in the position of caregiver, which collaborates to the evasion in the Mathematics Degree course; and "It wasn't the mathematics I expected", linked to scientific and pedagogical-educational discourses, in which the subject-student places herself in the position of blaming Eurocentered mathematics as the responsible for her exclusion process. After the analyses, it was possible to describe how the students, who participated in the research, constitute themselves as student-subjects excluded by the mathematics curriculum. The research also contributed to the construction of a diagnosis of the present, concerning the processes of exclusion by mathematics, in courses of a Federal Institute, located in the interior of Brazil, showing how neoliberal, religious, patriarchal, feminist, scientific and pedagogical-educational discourses operate through mathematics, resulting in exclusions.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de Doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e teve por objetivo estudar os processos de exclusão pela matemática, descrevendo como os alunos e alunas se constituem enquanto sujeitos excluídos pelo currículo de matemática. Para isso, foram realizadas entrevistas narrativas com alunas e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí, que cursavam a dependência na disciplina de matemática, em cursos do Ensino Médio Integrado (EMI), e evadidos do curso de Licenciatura em Matemática. O corpus especializado de pesquisa é formado por textualizações, produzidas a partir das referidas entrevistas, sendo 4 do EMI e 10 do Ensino Superior. A análise do corpus foi realizada por intermédio da Análise do Discurso, na perspectiva foucaultiana, destacando enunciados sobre o que foi dito pelos alunos e alunas, com a finalidade de entender como elas e eles se constituem enquanto sujeito-aluno, em relação à posição de sujeito que sofreu processos de exclusão pela matemática. A partir das análises, três enunciados foram construídos: “Se eu tivesse me esforçado mais, eu conseguiria”, relacionado a discursos neoliberais e religiosos, em que o sujeito-aluno se coloca na posição de responsável, culpado por seu próprio processo de exclusão pela matemática; “As mulheres têm que cuidar dos outros, antes de cuidarem de si mesmas’, ligado aos discursos patriarcais, religiosos e feministas, em que a sujeita-aluna se coloca na posição de cuidadora, o que colabora para a evasão no curso de Licenciatura em Matemática; e “Não era a matemática que eu esperava”, conectado com discursos científicos e pedagógicos-educacionais, em que o sujeito-aluno se coloca na posição de culpabilizar a matemática eurocentrada como a responsável pelo seu processo de exclusão. Após as análises, foi possível descrever como os alunos e alunas, participantes da pesquisa, se constituem como aluno-sujeito excluídos pelo currículo de matemática. A pesquisa também contribuiu para a construção de um diagnóstico do presente, relativo aos processos de exclusão pela matemática, em cursos de um Instituto Federal, localizado no interior do Brasil, ao mostrar como discursos neoliberais, religiosos, patriarcais, feministas, científicos e pedagógicos-educacionais operam por intermédio da matemática, provocando exclusões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Gomes Assuncao (ricardo.assuncao@ifgoiano.edu.br) on 2022-04-11T13:59:33Z No. of bitstreams: 1 Tese_final.pdf: 3645844 bytes, checksum: 742d13398fb390060405af49cc8994fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-04-11T18:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_final.pdf: 3645844 bytes, checksum: 742d13398fb390060405af49cc8994fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T19:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_final.pdf: 3645844 bytes, checksum: 742d13398fb390060405af49cc8994fb (MD5) Previous issue date: 2022-02-23en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.programInstituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectCurrículo de matemáticapt_BR
dc.subjectDependência em matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROCESSOS DE EXCLUSÃO PELA MATEMÁTICA: ENUNCIADOS DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E DO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_final.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE-RICARDO-GOMES-ASSUNÇÃO-FINAL.pdf201,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.