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dc.contributor.advisor1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Lucia Reis Macedo-
dc.contributor.referee2Silva, Leila Coutinho Dias da-
dc.creatorPereira, Fernanda Cristina Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827981418201825pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T12:46:46Z-
dc.date.available2022-01-31-
dc.date.available2022-01-31T12:46:46Z-
dc.date.issued2022-01-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2321-
dc.description.abstractHistorically and in all societies, there has been progress towards the recognition of inclusive education as not only a pedagogical right, but also a political, cultural and social one, based on the understanding that difference is a specific aspect of the human condition and that everyone should live, learn and participate without any type of discrimination and having their needs and potential considered. In spite of that, the effective (re)construction of the traditional teaching logics was not observed, so that, until today, the realization of an inclusive school remains one of the biggest challenges of the educational system. With regard to Autistic Spectrum Disorder (ASD), there is a greater difficulty, because, although there are some characteristics shared among its patients, there are considerable variations in intensity, topography and frequency. Faced with this reality and considering the analyzes in the literature, that many teachers feel insecure and distressed in front of students with ASD (SWASD), the present study proposed to investigate and list, based on a review literature, successful practices of elementary school teachers at SWASD. It was found that, in addition to the scarcity of studies on the inclusion of SWASD, there is also little mention of successful teaching practices in view of this demand. The productions considered are full of examples of challenges and difficulties, and even suggestions for the training of teachers at an initial and continued level, but little is said about concrete actions with the SWASD. This gap was critically analyzed and the necessary advances were discussed.pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente e em todas as sociedades, tem se caminhado para o reconhecimento da educação inclusiva como um direito não apenas pedagógico, mas também político, cultural e social, fundado na compreensão de que a diferença é um aspecto próprio da condição humana e de que todos devem conviver, aprender e participar sem nenhum tipo de discriminação e tendo suas necessidades e potencialidades consideradas. Apesar disso, não foi observada a efetiva (re)construção das lógicas tradicionais de ensino, de forma que, até os dias de hoje, a concretização de uma escola inclusiva permanece sendo um dos maiores desafios do sistema educacional. No tocante ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), encontra-se uma dificuldade maior, pois, ainda que haja algumas características compartilhadas entre seus portadores, existem variações consideráveis de intensidade, topografia e frequência. Frente a essa realidade e considerando as análises, presentes na literatura, de que muitos docentes se sentem inseguros e angustiados diante de estudantes portadores de TEA (EPTEA), propôs-se, com o presente estudo, investigar e elencar, a partir de uma revisão da literatura, práticas exitosas de professores do Ensino Fundamental junto a EPTEA. Verificou-se que, além de haver uma escassez de estudos sobre a inclusão de EPTEA, existe também pouca menção a práticas docentes exitosas diante dessa demanda. As produções consideradas estão repletas de exemplos de desafios e dificuldades, e até mesmo de sugestões para a formação de professores a nível inicial e continuado, mas pouco se fala de ações concretas junto aos EPTEA. Essa lacuna foi analisada de forma crítica e houve discussão sobre os avanços necessários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Cristina Teles Pereira (fernanda.teles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-29T00:30:09Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO- INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA.pdf: 761741 bytes, checksum: fe1e54a87a76b4c78cd8872ddf7c2625 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T12:41:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO- INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA.pdf: 761741 bytes, checksum: fe1e54a87a76b4c78cd8872ddf7c2625 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T12:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO- INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA.pdf: 761741 bytes, checksum: fe1e54a87a76b4c78cd8872ddf7c2625 (MD5) Previous issue date: 2022-01-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinclusão escolar; Transtorno do Espectro Autista; autismopt_BR
dc.subjectschool inclusion; Autistic Spectrum Disorder; autism.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleINCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

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