Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Mateus Mateus-
dc.date.accessioned2022-01-31T12:35:04Z-
dc.date.available2022-02-28-
dc.date.available2022-01-31T12:35:04Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2320-
dc.description.abstractAlthough the ideas of inclusive school and education for all are part of the official documents and even of the pedagogical proposals of Brazilian schools, not all are, in fact, included. With regard to sexual diversity, it is possible to observe, to this day, postures of oppression, discrimination and prejudice, which, if maintained, can cause not only academic harm, because they sometimes lead, for example, to school dropout, but also to social and psychological damages. In view of this scenario, the objective of this study was to construct, from a literature review, indicators that allow characterizing gender education in the scope of Brazilian Basic Education. In the article, a historical and contemporary panorama of gender education is constructed and suggestions for research and practices are also presented.pt_BR
dc.description.resumoEmbora as ideias de escola inclusiva e de educação para todos façam parte dos documentos oficiais e até mesmo das propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nem todos são, de fato, incluídos. No que se refere à diversidade sexual, é possível observar, até os dias de hoje, posturas de opressão, discriminação e preconceito, que, se mantidas, podem causar prejuízos não apenas acadêmicos, por levarem algumas vezes, por exemplo, à evasão escolar, mas também danos sociais e psicológicos. Diante desse cenário, objetivou-se, com o presente estudo, construir, a partir de uma revisão da literatura, indicadores que permitam caracterizar a educação de gênero no âmbito da Educação Básica brasileira. No artigo, constrói-se um panorama histórico e contemporâneo da educação de gênero e também são apresentadas sugestões de pesquisas e práticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mateus Oliveira Nunes (mateus.nunes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-28T19:44:32Z No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T12:31:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T12:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5) Previous issue date: 2022-01-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofVida de ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação de Gêneropt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleIMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE GÊNERO: UM DESAFIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Mateus Oliveira Nunes.pdf714,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.