Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Mateus Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T12:35:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28 | - |
dc.date.available | 2022-01-31T12:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2320 | - |
dc.description.abstract | Although the ideas of inclusive school and education for all are part of the official documents and even of the pedagogical proposals of Brazilian schools, not all are, in fact, included. With regard to sexual diversity, it is possible to observe, to this day, postures of oppression, discrimination and prejudice, which, if maintained, can cause not only academic harm, because they sometimes lead, for example, to school dropout, but also to social and psychological damages. In view of this scenario, the objective of this study was to construct, from a literature review, indicators that allow characterizing gender education in the scope of Brazilian Basic Education. In the article, a historical and contemporary panorama of gender education is constructed and suggestions for research and practices are also presented. | pt_BR |
dc.description.resumo | Embora as ideias de escola inclusiva e de educação para todos façam parte dos documentos oficiais e até mesmo das propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nem todos são, de fato, incluídos. No que se refere à diversidade sexual, é possível observar, até os dias de hoje, posturas de opressão, discriminação e preconceito, que, se mantidas, podem causar prejuízos não apenas acadêmicos, por levarem algumas vezes, por exemplo, à evasão escolar, mas também danos sociais e psicológicos. Diante desse cenário, objetivou-se, com o presente estudo, construir, a partir de uma revisão da literatura, indicadores que permitam caracterizar a educação de gênero no âmbito da Educação Básica brasileira. No artigo, constrói-se um panorama histórico e contemporâneo da educação de gênero e também são apresentadas sugestões de pesquisas e práticas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mateus Oliveira Nunes (mateus.nunes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-28T19:44:32Z No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T12:31:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-31T12:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc versão final riif.docx: 219468 bytes, checksum: f1132bb95dd84d73d8ab67b9120f2670 (MD5) Previous issue date: 2022-01-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Vida de ensino | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de Gênero | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE GÊNERO: UM DESAFIO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Mateus Oliveira Nunes.pdf | 714,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.