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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faria Filho, Fausto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Mairon-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976166884031574pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511101643422267pt_BR
dc.creatorSilva, João Pedro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401855167271377pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T19:24:16Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-27T19:24:16Z-
dc.date.issued2022-01-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2310-
dc.description.abstractThe fundamental challenge for Brazilian education at the time the work was carried out was adapting to the new scenario imposed by the COVID 19 pandemic, where all educational institutions were working away from home. The use of virtual simulations, in the experimental context of the discipline of physics, can reproduce, on a smaller scale, experiments with results equivalent to real ones. Virtual simulation platforms are a great strategy, even if they don't replace experiments. This study aimed to analyze the effects of simulations on the learning of technical high school students at Instituto Federal Goiano in the first years of technical courses in Informatics, Agriculture and Environment, through virtual simulations of the PhET Colorado platform. The tool has several simulations from different disciplines and, in physics, we approach the simulations of "Vector Addition", "Force and Motion" and "Skateway Energy" they are important for students to better understand the content about the physical concepts studied. The effects on learning were investigated through directed studies that, during the work, were intended to make students better absorb the content. Students were offered an investigative questionnaire at the end of the work, to talk about the experience of working with simulations in physics classes. In the answers obtained in the questionnaire, the advantages and disadvantages of the use of simulations in the students' teaching-learning process were addressed.pt_BR
dc.description.resumoO desafio fundamental da educação brasileira no momento da realização do trabalho, foi a adequação ao novo cenário imposto pela pandemia do COVID 19 onde todas as instituições de ensino estavam trabalhando não presencialmente. A utilização de simulações virtuais, no contexto experimental da disciplina de física, pode reproduzir, em uma escala menor, experiências com resultados equivalentes aos reais. As plataformas de simulações virtuais são uma ótima estratégia, mesmo que não substituam os experimentos. O presente trabalho teve o objetivo analisar os efeitos das simulações na aprendizagem de estudantes do ensino médio técnico do Instituto Federal Goiano nos primeiros anos dos cursos técnicos de Informática, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio de simulações virtuais da plataforma PhET Colorado. A ferramenta conta com diversas simulações de diferentes disciplinas e, em física, abordamos as simulações de “Adição de Vetores”, “Força e Movimento” e “Energia na Pista de Skate” elas são importantes para que os estudantes compreendam melhor o conteúdo sobre os conceitos físicos estudados. Os reflexos na aprendizagem foram investigados através de estudos dirigidos que, ao decorrer do trabalho, tinham o intuito de fazer com que os estudantes absorvessem melhor o conteúdo. Foi proposto aos estudantes um questionário investigativo no final do trabalho, para falarem como foi a experiência de trabalhar com simulações nas aulas de física. Nas respostas obtidas no questionário foi abordado as vantagens e desvantagens sobre o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Pedro Alves da Silva (joao.pedro1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-27T18:18:43Z No. of bitstreams: 1 tcc_joao.pedro_silva.docx.pdf: 4215170 bytes, checksum: 3fe47f05eb840dd72ea9c0589c6c6f21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-27T19:19:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_joao.pedro_silva.docx.pdf: 4215170 bytes, checksum: 3fe47f05eb840dd72ea9c0589c6c6f21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T19:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_joao.pedro_silva.docx.pdf: 4215170 bytes, checksum: 3fe47f05eb840dd72ea9c0589c6c6f21 (MD5) Previous issue date: 2022-01-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectPhET Coloradopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleUSO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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