Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faria Filho, Fausto Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida Aparecida Machado-
dc.contributor.referee2Braga, Adriano Honorato-
dc.creatorSantos, Leucivania Soares da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367066704400353pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T13:09:10Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-26T13:09:10Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2298-
dc.description.abstractThis article was developed during the Postgraduate Program in Specialization in the Teaching of Natural Sciences and Mathematics Education at the IF Goiano - Campus Ceres and seeks to carry out a bibliographical analysis on the Curriculum Document for Goiás - Expanded 2019 (DC-GO) Volume II and of BNCC 2017 based on general and specific competences, as well as a brief survey on the time cuts of the biannual matrix of skills in the curricular component of Nature Sciences in Elementary School final years. The Teaching of Natural Sciences aims to guide the student towards scientific literacy that is understood in its multiple dimensions, from the understanding of concepts and knowledge, to the understanding of issues related to the applications of science. Therefore, when highlighting the implementation of the expanded DC-GO 2019, it is necessary to emphasize that even while maintaining the structural organization of BNCC, the curriculum for Goiás fulfills the role of promoting and ensuring the development of the ten general and specific teaching skills Science, as well as the promotion of an integral human formation that aims to build a fair, democratic and inclusive society. Therefore, it is concluded that the great difference between both documents is precisely the arrangement of general and specific competences and the divisions of skills from the distribution of time cuts that are arranged throughout the school year since, all this dynamic is focused on the student's educational process.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo foi desenvolvido no período da Pós-graduação em Especialização no Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática do IF Goiano – Campus Ceres e busca realizar uma análise bibliográfica acerca do Documento Curricular para Goiás - Ampliado 2019 (DC-GO) Volume II e da BNCC 2017 a partir das competências gerais e específicas, bem como um breve levantamento sobre os cortes temporais da matriz bianual das habilidades do componente curricular das Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais. O Ensino de Ciências da Natureza visa, orientar o aluno para o letramento científico que se entende em suas múltiplas dimensões, desde a compreensão de conceitos e conhecimentos, à compreensão de questões referentes às aplicações da ciência. Por isso, ao evidenciar a implementação do DC-GO ampliado 2019, faz-se necessário destacar que mesmo mantendo a organização estrutural da BNCC, a matriz curricular para Goiás cumpre o papel de promover e assegurar o desenvolvimento das dez competências gerais e especificas do ensino de Ciências, assim como a promoção de uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Portanto, conclui-se que o grande diferencial entre ambos os documentos é justamente o arranjo das competências gerais e especificas e das divisões das habilidades a partir da distribuição dos cortes temporais que estão dispostos ao longo de todo o ano letivo visto que, toda essa dinâmica está voltada ao processo educacional do estudante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leucivania Soares da Silva (2018203301160040@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-26T00:30:45Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO FINALIZADO- Leucivânia Soares..pdf: 296396 bytes, checksum: 68f87df7c43826ff586af37285ba307c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LEUCIVANIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, o TCAE, a Ata de defesa e o trabalho acadêmico (artigo).  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-01-26T11:10:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leucivania Soares da Silva (2018203301160040@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-26T11:27:43Z No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINALIZADO- Leucivânia Soares..pdf: 296396 bytes, checksum: 68f87df7c43826ff586af37285ba307c (MD5) Termo de ciência e de autorização..pdf: 71292 bytes, checksum: 4e914c18672d1401523ec619eacab835 (MD5) 1°- Entregar na secretaria Declaração.pdf: 156931 bytes, checksum: a93804fbde8040d05cbf8e0fcbe5ffa0 (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 68969 bytes, checksum: c293598ecb8c58c7067859e5ec118a04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-26T13:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINALIZADO- Leucivânia Soares..pdf: 296396 bytes, checksum: 68f87df7c43826ff586af37285ba307c (MD5) Termo de ciência e de autorização..pdf: 71292 bytes, checksum: 4e914c18672d1401523ec619eacab835 (MD5) 1°- Entregar na secretaria Declaração.pdf: 156931 bytes, checksum: a93804fbde8040d05cbf8e0fcbe5ffa0 (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 68969 bytes, checksum: c293598ecb8c58c7067859e5ec118a04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-26T13:07:32Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINALIZADO- Leucivânia Soares..pdf: 296396 bytes, checksum: 68f87df7c43826ff586af37285ba307c (MD5) Termo de ciência e de autorização..pdf: 71292 bytes, checksum: 4e914c18672d1401523ec619eacab835 (MD5) 1°- Entregar na secretaria Declaração.pdf: 156931 bytes, checksum: a93804fbde8040d05cbf8e0fcbe5ffa0 (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 68969 bytes, checksum: c293598ecb8c58c7067859e5ec118a04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T13:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINALIZADO- Leucivânia Soares..pdf: 296396 bytes, checksum: 68f87df7c43826ff586af37285ba307c (MD5) Termo de ciência e de autorização..pdf: 71292 bytes, checksum: 4e914c18672d1401523ec619eacab835 (MD5) 1°- Entregar na secretaria Declaração.pdf: 156931 bytes, checksum: a93804fbde8040d05cbf8e0fcbe5ffa0 (MD5) ATA DE DEFESA.pdf: 68969 bytes, checksum: c293598ecb8c58c7067859e5ec118a04 (MD5) Previous issue date: 2021-09-20en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRANDÃO, C. BNCC: O que muda no ensino de Ciências? InfoGeekie. 2018. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/bnccciencias/#:~:text=Segundo%20a%20BNCC%2C%20a%20%C3%A1rea,mundo%20con tempor%C3%A2neo%2C%20incluindo%20aqueles%20relativos. Acesso em: 25 março de 2021. BRANDENBURG, L et al. A contribuição das dez competências gerais da BNCC na área do ensino religioso: princípios normativos de coesão e esperança. Revista de cultura teológica, n. 94, p. 158-170, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. 2017. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/05032018_bncc__anos_iniciais_02_03_18.pdf . Acesso em: 25 de março de 2021. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016 (2ª versão). Disponível em: http://undime-sc.org.br/ download/2a-versao-base-nacional-comum-curricular/. Acesso em: 25 de março de 2021. CERICATO, I; CERICATO, L. A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCC. Revista VERAS, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 137-149, 2018. GONÇALVES, A. M; DEITOS, R. A. Competências gerais da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. EccoS–Revista Científica, n. 52, p. 10678, 2020. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás/ DCGO: Goiânia, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br/wp- 16 content/uploads/2016/02/Doc.-Curricular-para-Goias-Ampliado-Vol.-II.pdf Acesso em: 27 de março de 2021. MARTA, V.G. A utilização do youtube como aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC. 2018. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=A+utiliza%C3%A7%C3%A3o+do+youtube+como+aliado+no +desenvolvimento+das+dez+compet%C3%AAncias+gerais+da+BNCC+&btnG= Acesso em: 20 agosto. 2021. MORETTO, V. P. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. OLIVEIRA, L. S. et al. Competências do Professor do Ensino Fundamental. Rev. Conexão Eletrônica. Três Lagoas, MS. Volume 13, Número 1, 2016. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Compet%C3%AAncias+do+Professor+do+Ensino+Fundament al.+&btnG= Acesso em: 20 agosto. 2021. SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Para uma política de educação integral na rede pública estadual paulista. Publicação: SEESP. 2018. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2019/02/2-4-cincias-danatureza.pdf Acesso em: 27 de março de 2021. TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Ciência. In: Referencial Curricular do Ensino fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição, 2009. VIEGAS, A. Competências e Habilidades no ensino: o que são e como aplicá-las? PAR, 15 de jan. 2021. Disponível em: https://www.somospar.com.br/competencias-ehabilidades/ . Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular. Documento curricular para Goiás. Educação Básica. Ensino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleANÁLISE DO DC-GO AMPLIADO 2019 E DA BNCC 2017 ACERCA DAS COMPETÊNCIAS GERAIS E ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAISpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the expanded DC-GO 2019 and BNCC 2017 about the general and specific competences of the Natural Sciences of Elementary School final years.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_ Leucivânia Soares..pdf289,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de ciência e de autorização..pdf69,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA.pdf67,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.