Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Elisabete Alerico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492167335340495pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Debora Astoni-
dc.contributor.referee2Santos, Grazielle Alves dos-
dc.creatorMelo, Ana Carolina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2999163592463864pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-13T12:21:37Z-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2021-09-13T12:21:37Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2087-
dc.description.abstractThe didactic used by teachers, despite advances, are still very much questioned, due to the strong influence it exerts on science teaching. In chemistry, because of its characteristic, the contents, depending on the way in which the teacher(s) teach, becomes something incomprehensible and with small significance. Aiming to verify this influence on the teaching and learning process, an analysis of teachers' practice was developed through a comparative study, reflecting on the didactics used in high school chemistry classes at Rodrigo Rodrigues da Cunha State School (Pires do Rio - GO) and Agricultural Family de Orizona School (Orizona - GO). Therefore, it is proposed to seek possible answers to the problem that involves the didactic used, emphasizing the influence it exerts on learning. The research presented is qualitative, of an exploratory and explanatory character, which sought to become familiar with little understood problems and to identify and explain the factors that contribute to the occurrence of certain phenomenons. The Bibliographic research was used as a fundamental part of the research, where authors in the field of general didactics and science didactics were the basis of the theoretical framework. It also had an online questionnaire that was sent to participating teachers (Teacher A (PA) and Teacher B (B)), through the google forms platform. Through the collected data, it was possible to analyze and discuss the teacher's didactic: planning, methodology, procedures used to stimulate students' interest, resources, class routine, way of approaching the contents, evaluation and teacher-student relationship. The results show that the didactic(s) adopted reflect on the students' learning, since the effective didactic mediation process depends on the teacher's work. The way you choose the methodology, use the resources, the teacher-student relationships and the assessment directly influence the success or otherwise of student learning. And, to help teachers in their pedagogical practice, the study and critical reflection on science didactics and didactics contribute significantly to the evolution of the teaching and learning process in the discipline of chemistry.pt_BR
dc.description.resumoA didática utilizada pelos professores, apesar dos avanços, ainda é muito questionada, dada a forte influência que exerce no ensino das ciências. Na Química, devido a sua característica, os conteúdos, dependendo da forma com que o(s) professor(es) ensinam, torna-se algo incompreensível e com pouca significância. Visando verificar essa influência no processo de ensino e aprendizagem, desenvolveu-se uma análise da prática dos professores por meio de um estudo descritivo, refletindo sobre a didática utilizada nas aulas de química do Ensino Médio dos Colégios Estaduais Rodrigo Rodrigues da Cunha (Pires do Rio/GO) e Colégio Família Agrícola de Orizona (Orizona/GO). Para tal, propôs-se buscar possíveis respostas para a problemática que envolve a didática utilizada, enfatizando a influência que exerce na aprendizagem. A pesquisa utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratória e explicativa, onde se almejou familiarizar sobre os problemas pouco compreendidos e identificar e explicar os fatores que contribuem para a ocorrência de determinados fenômenos. Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica como parte fundamental da pesquisa, onde autores na área de didática geral e didática das ciências foram a base do referencial teórico. Utilizou-se um questionário on-line que foi encaminhado aos docentes participantes (Professora A (PA) e Professora B (B)), através da plataforma google forms. Por meio dos dados coletados, foi possível analisar e discutir a didática do professor: planejamento, metodologia, procedimentos utilizados para estimular o interesse dos alunos, recursos, rotina da aula, forma de abordagem dos conteúdos, avaliação e relação professor e aluno. Os resultados mostram que a(s) didática(s) adotadas refletem na aprendizagem dos alunos, pois o processo de mediação didática eficaz depende do trabalho do docente. A forma como escolhe a metodologia, utiliza seus recursos, a relação professor-aluno e a avaliação influenciam diretamente no sucesso ou não da aprendizagem dos alunos. Todavia, por conta do imprevisto do COVID 19, algumas destas etapas, como a de avaliação, não foram possíveis de ser realizadas neste trabalho. Limitou-se a descrever e refletir sobre as metodologias didáticas utilizadas pelas professoras. Para auxiliar os professores na sua prática pedagógica, o estudo e a reflexão crítica sobre a didática e a didática das ciências contribuem de forma significativa para a evolução do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Carolina de Oliveira Melo (ana.melo1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-09-13T00:17:09Z No. of bitstreams: 2 TCC-versaofinal.pdf: 446517 bytes, checksum: 072b6034bb1aaf9f74a3dba436a28273 (MD5) ficha.pdf: 2369 bytes, checksum: 4c34bc10b918bacde2789b0af980fde8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-13T12:20:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC-versaofinal.pdf: 446517 bytes, checksum: 072b6034bb1aaf9f74a3dba436a28273 (MD5) ficha.pdf: 2369 bytes, checksum: 4c34bc10b918bacde2789b0af980fde8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-13T12:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC-versaofinal.pdf: 446517 bytes, checksum: 072b6034bb1aaf9f74a3dba436a28273 (MD5) ficha.pdf: 2369 bytes, checksum: 4c34bc10b918bacde2789b0af980fde8 (MD5) Previous issue date: 2021-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção e metodologia dos professorespt_BR
dc.subjectEnsino de ciências. Ensino-aprendizagem em Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa. Alunos do Ensino médio.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DA(S) DIDÁTICA(S) DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-versaofinal.pdf436,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha.pdf2,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.