Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria do Socorro Viana do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4080376497645098pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Natália Santiago de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588764973981836pt_BR
dc.creatorGomides Lopes, Millena TainaraOMIDES LOPES, MILLENA TAINARA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540397328366754pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T20:08:12Z-
dc.date.available2021-08-01-
dc.date.available2021-08-17T20:08:12Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2038-
dc.description.abstractEnvironmental Education is essential for the preservation of the environment, due to the worsening of the environmental crisis. Teaching children from the early stages of learning makes it possible to raise awareness about the topic. Understanding how the life cycle of products works, the correct destination, and the possibility of recycling and reuse are essential to face the environmental crisis. Thus, the objective of this work is to develop in the students of the initial grades attitudes and awareness about solid waste through contextualized practices for the 5th grade of elementary school. Therefore, a bibliographic review of the contents was carried out using the academic google database and SCIELO, for the construction of the booklet containing five minilessons. With the help of the teacher, the students were able to understand the importance of disposing in the correct place, in addition to knowing how to Reduce, Reuse, Recycle, materials such as solid waste, thus preserving the environment.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é essencial para a preservação do meio ambiente, em virtude do agravamento da crise ambiental. Ensinar as crianças desde as fases iniciais de aprendizagem possibilita a sensibilização sobre a temática. Entender como funciona o ciclo de vida dos produtos, o destino correto, e a possibilidade de reciclagem e reuso são essenciais para enfrentar a crise ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver nos alunos das séries iniciais atitudes e consciência a respeito dos resíduos sólidos por meio das práticas contextualizadas para a 5ª série do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca dos conteúdos utilizando a base de dados do google acadêmico e SCIELO, para a construção da cartilha contendo com cinco mini-aula. Espera-se que como auxílio dessa cartilha os alunos consigam compreender a importância de realizar o descarte no local correto, além de saber como Reduzir, Reutilizar, Reciclar, os materiais como os resíduos sólidos preservando assim o meio ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Millena Tainara Gomides Lopes (millena.lopes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-17T19:09:18Z No. of bitstreams: 1 Modelo-TC-Reviso- MILLENA.pdf: 883204 bytes, checksum: f90013aafc81021e1c24fca5020733b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-17T20:07:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Modelo-TC-Reviso- MILLENA.pdf: 883204 bytes, checksum: f90013aafc81021e1c24fca5020733b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-17T20:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Modelo-TC-Reviso- MILLENA.pdf: 883204 bytes, checksum: f90013aafc81021e1c24fca5020733b5 (MD5) Previous issue date: 2021-07-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALKMIM, E. B. Conscientização Ambiental E A Percepção Da Comunidade Sobre A Coleta Seletiva Na Cidade Universitária Da UFRJ. 2015. 150 p. Dissertação (Mestrado de Engenharia Urbana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2015. BARBIERI, J.C; DIAS, M. Logística reversa como instrumento de programas de produção e consumo sustentável. Revista Tecnologística. São Paulo: Ano VI, no. 77, Abril/2002. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A política dos 5 R's. 2018. Disponível em http://www.mma.gov.br/comunicacao/item/9410,. Acesso em 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Princípio dos 3R’s. 2020 Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumosustentável/consumo-consciente-de-embalagem/ principio-dos-3rs. Acesso em: 14 jul. 2021. RODRIGUES, L. P.; PASCOAL, G. M. M.; PAYÃO, J. S.; SANTOS, P. R. N.; um estudo sobre a importância da coleta seletiva nas escolas para o cumprimento da política nacional de resíduos sólidos. Trabalho de conclusão de curso apresentado à ETEC: Palmital - SP 2016. SARMENTO, C. O exemplo do Japão: lixo é um problema de cada cidadão. JORNAL O GLOBO. 2012. UNESCO. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar. Para ações compartilhadas. Brasília: Ed. IBAMA, 1999. Disponível em: http :// www.une sco.org.br/publicações/livros/educasustentavel /mostra_ documento. Acesso em jul. 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartilha. Reciclagem. 3Rs.pt_BR
dc.subjectPrimer. Recycling. 3Rs.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A RESPEITO DO DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS ANOS INICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelo-TC-Reviso- MILLENA.pdf862,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.