Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.creatorOliveira, Kayra Francyelle Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7682750056844901pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T14:35:16Z-
dc.date.available2021-08-14-
dc.date.available2021-08-12T14:35:16Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2012-
dc.description.abstractThe teaching of Science and Biology is mentioned in official documents as fundamental for the formation of critical citizens with an active social role. However, many studies have shown that classes in these disciplines often generate disinterest and lead students to just memorize the content to fulfill the assessment activities, without really assimilating the content and contextualizing it with their daily life. Many educators are dedicated to just following the curriculum, limiting themselves to the use of the textbook and the traditional classroom space. Alternative teaching methodologies are pedagogical tools that help teachers to diversify their content approaches, bringing innovation and encouragement to scientific teaching. The aim of this study was to produce a literature review on these methodologies, aiming to demonstrate their theories and practices, and their importance for the educational process. We searched for scientific theoretical basis, in authors who dedicated themselves to the study of the theme, through the bibliographical review, important studies were selected for the understanding of the theme, topics were produced on the role of the teacher in the teaching process; ICT methodologies; the playful teaching;, the practices of active investigation and interdisciplinarity, encompassing this information in a text that proposes to expand the educational scientific literature, contributing to the advancement and improvement of teaching-learning in Science and Biology.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências e Biologia é citado nos documentos oficiais como fundamental para a formação de cidadãos críticos e com papel social ativo. Porém, muitos estudos vêm demonstrando que as aulas destas disciplinas, muitas vezes geram desinteresse e levam os alunos a apenas memorizar o conteúdo para cumprir as atividades avaliativas, sem realmente assimilar o conteúdo e contextualiza-lo com sua vida cotidiana. Muitos educadores se dedicam a apenas cumprir o currículo, se limitando ao uso do livro didático e do espaço tradicional da sala de aula. As metodologias alternativas de ensino, são ferramentas pedagógicas que auxiliam os professores a diversificar suas abordagens de conteúdo, trazendo inovação e estímulo no ensino científico. O objetivo deste estudo foi o de produzir uma revisão de literatura sobre estas metodologias, visando demonstrar suas teorias e práticas, e sua importância para o processo educacional. Buscamos embasamento teórico científico, em autores que se dedicaram ao estudo da temática, através da revisão bibliográfica foram selecionados estudos importantes para compreensão da temática, foram produzidos tópicos sobre o papel do professor no processo de ensino; as metodologias TIC; o ensino lúdico;, as práticas de investigação ativa e interdisciplinaridade, englobando estas informações em um texto que se propõe a expandir a literatura científica educacional, contribuindo para o avanço e a melhoria do ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kayra Francyelle Teixeira Oliveira (2015103220510030@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-11T19:36:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - KAYRA F. TEIXEIRA OLIVEIRA.pdf: 728519 bytes, checksum: 6e82541b3aa5fc70ae665c507ecf53e2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Kayra, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-08-11T19:41:32Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Kayra Francyelle Teixeira Oliveira (2015103220510030@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T13:05:50Z No. of bitstreams: 1 TCC Kayra Final final .pdf: 1426103 bytes, checksum: 50ed2ebcebc1c67263c82d085420d776 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T14:30:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Kayra Final final .pdf: 1426103 bytes, checksum: 50ed2ebcebc1c67263c82d085420d776 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T14:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Kayra Final final .pdf: 1426103 bytes, checksum: 50ed2ebcebc1c67263c82d085420d776 (MD5) Previous issue date: 2021-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica. Ensino. Ciência. Tecnologia.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kayra Final final .pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.