Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, João Eratostenes Doulgras-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150425634562334pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, João Eratostenes Doulgras-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150425634562334pt_BR
dc.contributor.referee2Firmino, Simone Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110564899496785pt_BR
dc.contributor.referee3Tadokoro, Ricardo Takayuki-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0749237935234602pt_BR
dc.creatorVidigal, Elayne Costa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087030763119298pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T00:19:05Z-
dc.date.available2021-07-28-
dc.date.available2021-08-10T00:19:05Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1998-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the efficiency of the study oriented discipline in relation to the learning of the students of the third grade of the Secondary School Centers in the cities of Ceres and Rubiataba of Goiás, through the study of the notebooks. Teacher training provided by SEDUCE to schools during the implementation period and also the application of questionnaires to students and teachers. As for the results of the questionnaires, there is disagreement regarding what the methodology presented by the ICE material. The reality of the school and the public predicted in the ICE material is not consistent with the schools under study, the reality of students' lives are different, and the results presented by this research make evident the inefficiency of the project implemented in the schools of Goiás. opens a range of discussions regarding the maneuvers involved, which lead the government to implement projects without prior knowledge of the situation. Public authorities need to be aware of the educational needs of each region and seek to build a project that meets the needs of each locality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência da disciplina de estudo orientado em relação ao aprendizado dos alunos das terceiras series do ensino médio dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI) das cidades de Ceres e Rubiataba de Goiás, através de estudo dos cadernos de formação dos docentes, disponibilizados pela SEDUCE à escolas no período de implantação e também aplicação de questionários aos estudantes e professores. Quanto aos resultados dos questionários, ouve discordância em relação ao que a metodologia apresentada pelo material do ICE. A realidade da escola e público previsto no material do ICE não é condizente as escolas em estudo, a realidade de vida dos alunos são diferentes, e os resultados apresentados por esta pesquisa, torna evidente a ineficiência do projeto implantado nas escolas de Goiás. Diante disso, abre-se um leque de discussões em relação às manobras envolvidas, que levam o poder público a implantar projetos sem um conhecimento prévio da situação. É necessário que o poder público tome conhecimento das necessidades educacionais de cada região e busque construir um projeto que atendam às necessidades de cada localidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elayne Costa da Silva Vidigal (2017203301160096@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-09T20:23:40Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL (1) PDF.pdf: 598356 bytes, checksum: deabd097f7cc8d1b5fc1c8bd31ff9a28 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao PDF.pdf: 105920 bytes, checksum: ac50334bfb356e2b7ab8822c6420b35d (MD5) ATA defesa apres. 14-07-2021-09.11.pdf: 334391 bytes, checksum: a87ca405c2c652f0a955f52e3c8ddd01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-10T00:17:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL (1) PDF.pdf: 598356 bytes, checksum: deabd097f7cc8d1b5fc1c8bd31ff9a28 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao PDF.pdf: 105920 bytes, checksum: ac50334bfb356e2b7ab8822c6420b35d (MD5) ATA defesa apres. 14-07-2021-09.11.pdf: 334391 bytes, checksum: a87ca405c2c652f0a955f52e3c8ddd01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-10T00:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO FINAL (1) PDF.pdf: 598356 bytes, checksum: deabd097f7cc8d1b5fc1c8bd31ff9a28 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao PDF.pdf: 105920 bytes, checksum: ac50334bfb356e2b7ab8822c6420b35d (MD5) ATA defesa apres. 14-07-2021-09.11.pdf: 334391 bytes, checksum: a87ca405c2c652f0a955f52e3c8ddd01 (MD5) Previous issue date: 2019-08-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia. Rotina escolar. Orientação. Poder público.pt_BR
dc.subjectAutonomy. School routine. Guidance. Public Power.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINVESTIGANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESTUDO ORIENTADO DE CENTROS DE ENSINO EM PERIODO INTEGRALpt_BR
dc.title.alternativeINVESTIGATING THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN THE SUBJECT OF ORIENTED STUDY OF TEACHING CENTERS IN FULL PERIODpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art._esp_Elayne Costa da Silva Vidigal.pdf584,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Elayne Costa da Silva Vidigal.pdf103,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA defesa_Elayne Costa da Silva Vidigal.pdf326,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.