Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Rhennan Lazaro de Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorJúlia Cristina Sousa Silva Maciel, Sarah Batista de Melo, Wagner Heytor Nunes Gonçalves de Santana Eduardo Pereira de Almeida-
dc.date.accessioned2021-07-28T17:41:30Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-07-28T17:41:30Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1962-
dc.description.abstractThis work was about the management tools applied to the specificities of family businesses. For this, it presented as general objective: to investigate and describe how management tools can meet the organizational interests of this type of business organization, that is, family businesses. To achieve this goal, the selection of tools was carried out taking into account the directive interests of this type of company, through the study of 8 management models, namely: the Business Plan, the Canvas, the SWOT, the 5W2H, the PDCA, BGC, CRM and the 4P's of Innovation. Using a bibliographic study, in the form of descriptive research, the characteristics of each of these tools were highlighted and their respective services for a family business were described. It is important to mention that the SWOT analysis was given greater emphasis, in order to highlight situations that involve a dynamic and competitive scenario. Finally, it was observed that studies referring to management tools focused on the characteristics of family businesses are shown to be fruitful methods for the management of these businesses and, mainly, for the results that are intended to be achieved.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versou sobre as ferramentas de gestão aplicadas dentro das empresas familiares. Para isso, apresentou como objetivo geral: investigar e descrever as aplicabilidades dessas ferramentas de gestão nas tomadas de decisão e como elas podem atender aos interesses organizacionais desse tipo de organização empresarial, isto é, das empresas familiares. Para fazer essa análise, a seleção das ferramentas foi realizada levando em consideração os interesses diretivos desse tipo de negócio, por meio do estudo de 8 modelos de gestão, quais sejam: o Plano de Negócios, o Canvas, a SWOT, o 5W2H, o PDCA, o BGC, o CRM e os 4P’s da Inovação. Fazendo uso de um estudo bibliográfico, nos moldes da pesquisa descritiva, foram destacadas as características de cada uma desses instrumentos e descritas as suas respectivas serventias para um negócio familiar. É importante mencionar que se deu um destaque maior a análise de SWOT, no intento de dar destaques para situações que envolvam um cenário dinâmico e competitivo. Por fim, observou-se que os estudos referentes as ferramentas de gestão voltadas para as características das empresas familiares se mostram com bons resultados métodos para a gestão dessas empresas e, principalmente, para os resultados que se intenciona atingir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Julia Cristina Sousa Silva Maciel (julia.maciel@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-28T00:08:49Z No. of bitstreams: 1 TC _ Júlia.pdf: 515246 bytes, checksum: 96a735cb671b7baca0f03c05e0c39317 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-28T17:19:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC _ Júlia.pdf: 515246 bytes, checksum: 96a735cb671b7baca0f03c05e0c39317 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T17:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC _ Júlia.pdf: 515246 bytes, checksum: 96a735cb671b7baca0f03c05e0c39317 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBITTENCOURT, Jorge. Aula de Gestão do Relacionamento com Clientes (CRM). s./d. Disponível em: <https://youtu.be/xk3nKNhWD34>. Acesso em: 20 abr. 2021. DANTE, Fábio Santorossa; RODRIGUES, Regina Mazzini; CREMONEZI, Graziela Graziano. Os Impactos da Gestão Familiar nos Conflitos e Cultura Organizacional. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 6, n. 03, p. 2-19, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/43858/os-impactos-da-gestao-familiar-nos-conflitos-e-cultura-organizacional/i/pt-brf>. Acesso em: 12 mar. 2021. FARIA-BRUNO, Maria de Fátima; FONSECA, Marcus Vinicius de Araujo. Cultura de Inovação: Conceitos e Modelos Teóricos. RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 372-396, jul./ago. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rac/a/QbZdzddgZPJdy3sPmZWWm3n/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 02 jun. 2021. FERREIRA, João Paulo. Análise SWOT: ferramenta de planejamento estratégico para o contexto da indústria de alimentos. In: Food Safety Brazil, 2020. Disponível em: <https://foodsafetybrazil.org/analise-swot-ferramenta-de-planejamento-estrategico-para-o-contexto-da-organizacao/>. Acesso em: 02 jun. 2021. FURTADO, Marcelo. Gestão de Conflitos: o que é e como administrar? In: Convenia. 2020. Disponível em: <https://blog.convenia.com.br/gestao-de-conflitos/>. Acesso em: 20 maio 2021. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, Adriana. Canvas: Como estruturar seu modelo de negócios. In: SEBRAE. Disponível em: <https://www.sebraepr.com.br/canvas-como-estruturar-seu-modelo-de-negocios/>. Acesso em: 25 maio 2021. JR FLORES, José Elias; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Dilemas de pais e filhos no processo sucessório de empresas familiares. Resvista Adm., São Paulo, v. 47, n. 2, p. 325-337, abr./jun. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rausp/a/7pyRdJTWccRr9rsPzRNpf9v/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 maio 2021. LOPES, Ana Isabelle Gomes. Aplicabilidade das ferramentas de gestão empresarial estratégica usadas nos empreendimentos dos discentes do curso de administração. Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. 1-14, jul./set. 2020. MAGNO, Alexandre. Matriz BCG. Disponível em: <https://youtu.be/LsxSIXnFhCw/>. Acesso em: 16 abr. 2021. MARTINS, Humberto Falcão; MOTA, João Paulo; MARINI, Caio. Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 49-67, jan./mar. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cebape/a/tJqhM3fHM5LJm9LFF3ZgTSd/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 20 maio 2021. NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: 5W2H. Plano de Ação para Empreendedores. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/5W2H.pdf>. Acesso em: 25 maio 2021. PETRY, Luiz Inácio; NASCIMENTO, Auster Moreira. Um estudo sobre o modelo de gestão e o processo sucessório em empresas familiares. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 20, n. 49, p. 109-125, jan./abr. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34285/37017>. Acesso em: 20 abr. 2021. RANGEL, Alexandre. A importância da gestão de pessoas nas empresas familiares. In: Exame, 2015. Disponível em: <https://exame.com/pme/a-importancia-da-gestao-de-pessoas-nas-empresas-familiares>. Acesso em: 20 maio 2021. ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2013. SALESFORCE, Brasil. CRM para Pequenas Empresas: COVID-19. 2020. Disponível em: <https://www.salesforce.com/br/blog/2020/07/crm-para-pequenas-empresas-na-pand emia.html>. Acesso em: 21 maio 2021. SANTOS, Lucas. Gestão de Conflitos nas Organizações: O que é? Como lidar e 5 dicas para colocar em prática. [2021]? Disponível em: <https://www.sankhya.com.br/blog/gestao-de-conflitos-nas-organizacoes/>. Acesso em: 20 maio 2021. XERPAY. Gestão de Conflitos: aprenda a lidar com as divergências na empresa. 2018. Disponível em: <https://www.xerpa.com.br/blog/o-que-e-gestao-de-conflitos/>. Acesso em: 20 maio 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas Familiarespt_BR
dc.subjectFerramentas de Gestãopt_BR
dc.subjectGestão Organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO PELA ÓTICA DAS EMPRESAS FAMILIARESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Comercial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC _ Júlia.pdfCURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL503,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.