Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sena, Josiane | - |
dc.creator | Ribeiro, Jaqueline | - |
dc.creator | Francisco, Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T16:57:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01 | - |
dc.date.available | 2021-07-22T16:57:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1953 | - |
dc.description.abstract | Understanding the diversity of invertebrates can be complex for students with reduced vision for the subject and a wide range of evolutionary components. The didactic models prove to be an alternative to an inclusive means of transporting content. This study was conducted through the invertebrate modeling interview, with students enrolled with low cost resources for philanthropic studies. Software models are easy to learn, make it easier to produce teaching materials, which is most important in schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender a diversidade dos invertebrados pode ser complexo para alunos cegos ou com baixa visão devido o tema trazer uma grande variedade de indivíduos com características evolutivas distintas. Os modelos didáticos se mostram como alternativa a facilitar a aprendizagem deste conteúdo de forma inclusiva. Este estudo avalia por meio de entrevista, modelos didáticos confeccionados com materiais de baixo custo dos principais filos de invertebrados, com alunos cegos da rede pública estadual das cidades de Ceres e Rianápolis – GO. Os modelos se mostraram adequados quanto a forma e tamanho, leves, de fácil manuseio, podem atuar como facilitadores de aprendizagem, e serve como incentivo à produção de materiais didáticos, o que é raro na maioria das escolas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josiane Aguinelo Lima (2017203301160142@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-22T14:22:18Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO JOSIANE VERSÃO FINAL.docx: 608271 bytes, checksum: 67d37d476f5294e753464ea4b1b7ec69 (MD5) termo de autorização (1).pdf: 258770 bytes, checksum: e934f65818920a45f832b1ec7a3513a7 (MD5) assinatura banca.pdf: 1157306 bytes, checksum: 317149372dac7150e9505061fb874b50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-22T16:52:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO JOSIANE VERSÃO FINAL.docx: 608271 bytes, checksum: 67d37d476f5294e753464ea4b1b7ec69 (MD5) termo de autorização (1).pdf: 258770 bytes, checksum: e934f65818920a45f832b1ec7a3513a7 (MD5) assinatura banca.pdf: 1157306 bytes, checksum: 317149372dac7150e9505061fb874b50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-22T16:54:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO JOSIANE VERSÃO FINAL.docx: 608271 bytes, checksum: 67d37d476f5294e753464ea4b1b7ec69 (MD5) termo de autorização (1).pdf: 258770 bytes, checksum: e934f65818920a45f832b1ec7a3513a7 (MD5) assinatura banca.pdf: 1157306 bytes, checksum: 317149372dac7150e9505061fb874b50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-22T16:57:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO JOSIANE VERSÃO FINAL.docx: 608271 bytes, checksum: 67d37d476f5294e753464ea4b1b7ec69 (MD5) termo de autorização (1).pdf: 258770 bytes, checksum: e934f65818920a45f832b1ec7a3513a7 (MD5) assinatura banca.pdf: 1157306 bytes, checksum: 317149372dac7150e9505061fb874b50 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão. Materiais didáticos. Invertebrados | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE INVERTEBRADOS POR ALUNOS CEGOS | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of invertebrates teaching models by blind students | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCAE_JOSIANE AGUINELO LIMA SENA.pdf | Termo de autorização | 252,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_JOSIANE AGUINELO LIMA SENA.pdf | Banca assinatura | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
art_esp_JOSIANE AGUINELO LIMA SENA.pdf | 425,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.