Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salomão, Leandro Caixeta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048021809961606pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Ana Paula Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9196173964141153pt_BR
dc.contributor.referee1Salomão, Leandro Caixeta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048021809961606pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Ana Paula Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9196173964141153pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.referee4Benett, Cleiton Gredson Sabin-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800990869912058pt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Paolla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004403576106684pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T01:55:53Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-30T01:55:53Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1909-
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of elaborating a technical product proposal based on the general topics discussed, aiming to promote environmental education in relation to Conservation Units – CUs. The choice of theme and preparation of this study is justified by the relevance assumed by the theme, considering the types and functions of Brazilian CUs, as well as the importance of environmental education for the creation and dissemination of sustainable mentality for new generations. The method used in this study was the Scoping Review, according to the protocol proposed by the Joanna Briggs Institute. The following research question was defined for the research work, using the acronym PCC – Population, Concept and Context: what type of technical product can be developed with a view to promoting environmental education in relation to Conservation Units – CUs? The search strategy adopted the Boolean operators AND, OR and NOT, through which it is possible to obtain combinations between the terms to be used in the search. The data sources adopted for research were Google Scholar, SciElo, Eric, CAPES Portal, BDTD, Science Gov, Science Research and repositories, in addition to government websites of the secretariats of environment and development. Studies without design restriction were included, which may be articles or technical notes made available in full, which presented in their abstract, title or keywords reference to aspects related to the theme of this study, in the Portuguese, English and Spanish languages, in the period 1990 to 2021. The articles included in the review were all those that address the problem issue, that is, conservation units in the Cerrado, environmental legislation and public policies for the protection and conservation of the Cerrado. Studies whose content did not meet the purpose of this research, repeated studies, duplicates, simple abstracts, prefaces and documents that were not available in full and in other languages were excluded. For data analysis, descriptive analysis was adopted, considering the defined analysis categories.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem por objetivo geral elaborar proposta de produto técnico a partir dos temas gerais debatidos, visando promover a educação ambiental em relação às Unidades de Conservação – UCs. Justifica-se a escolha temática e elaboração do presente estudo pela relevância assumida pelo tema, considerando-se os tipos e funções das UCs brasileiras, bem como a importância da educação ambiental para a criação e disseminação da mentalidade sustentável para as novas gerações. O método utilizado neste estudo foi o de revisão de escopo (ScopingReview), conforme protocolo proposto pelo Instituto Joanna Briggs – JBI. A seguinte pergunta de pesquisa foi definida para os trabalhos de investigação, utilizando-se o acrônimo PCC – População, Conceito e Contexto: que tipo de produto técnico pode ser elaborado visando promover a educação ambiental em relação às Unidades de Conservação – UCs? A estratégia de busca adotou os operadores booleanos AND, OR e NOT, por meio dos quais é possível obter combinações entre os termos a serem usados na pesquisa. As fontes de dados adotadas para pesquisa foram Google Acadêmico, SciElo, Eric, Portal CAPES, BDTD, Science Gov, Science Research e repositórios, além de sites governamentais das secretarias de meio ambiente e desenvolvimento. Foram incluídos estudos sem restrição de desenho, podendo ser artigos ou notas técnicas disponibilizados na íntegra, que apresentavam em seu resumo, título ou palavras-chaves referência a aspectos relacionados ao tema desse estudo, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 1990 a 2021. Os artigos incluídos na revisão foram todos aqueles que abordam o assunto problema, ou seja, unidades de conservação no Cerrado, legislação ambiental e políticas públicas para proteção e conservação do Cerrado. Excluíram-se os estudos cujo conteúdo não atendia ao objetivo desta pesquisa, estudos repetidos, duplicados, resumos simples, prefácios e documentos que não estavam disponíveis na íntegra e em outros idiomas. Para a análise dos dados, adotou-se análise descritiva, considerando-se as categorias de análises definidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Paolla da Silva (2019101330940060@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-29T21:43:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernanda Paolla da Silva.pdf: 4913731 bytes, checksum: 41755e9467c2f40dc3e7d31d9cce6a3f (MD5) TCAE - Termo de Autorização.pdf: 273096 bytes, checksum: 429acd4d3a76a35a9a1ce6ee00216755 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-30T01:45:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernanda Paolla da Silva.pdf: 4913731 bytes, checksum: 41755e9467c2f40dc3e7d31d9cce6a3f (MD5) TCAE - Termo de Autorização.pdf: 273096 bytes, checksum: 429acd4d3a76a35a9a1ce6ee00216755 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T01:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernanda Paolla da Silva.pdf: 4913731 bytes, checksum: 41755e9467c2f40dc3e7d31d9cce6a3f (MD5) TCAE - Termo de Autorização.pdf: 273096 bytes, checksum: 429acd4d3a76a35a9a1ce6ee00216755 (MD5) Previous issue date: 2021-05-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerradopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLegislação ambientalpt_BR
dc.subjectBioma Cerradopt_BR
dc.subjectDistribuição territorialpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁreas protegidaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE ÀS ALTAS TAXAS DE DESMATAMENTO NO CERRADO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO-ORIENTATIVOpt_BR
dc.title.alternativeCONSERVATION UNITS AND PUBLIC POLICIES FACING HIGH DEFORESTATION RATES IN THE CERRADO: PREPARATION OF EDUCATIONAL-ORIENTATIVE MATERIALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Paolla da Silva.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Termo de Autorização.pdf266,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.