Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.creatorJesus, Weslei Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917739735013312pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T01:20:52Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-30T01:20:52Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1907-
dc.description.abstractScientific-technological progress directly affects the entire society, bringing updates and innovations to various fields. Among these, the Basic Education school stands out as an environment constantly affected by this progress, but which is still immersed in traditional organization, structure and teaching patterns. In the 21st century, it is common to find school institutions that use teaching and learning processes centered on the transmission and reception of knowledge, which are too mechanical and unattractive. In view of this reality, changing pedagogical practices is a teaching demand, as the approach methods are still archaic and do not allow for the development of learning by students in the current educational context. Therefore, the objective of this research was to elaborate and validate a methodology involving Problem-Based Learning in Chemistry for High School. In the methodological development of this study, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, using as technical procedures action research, field diary, written production, questionnaire and participant observation. The research was conducted with 2nd and 3rd grade high school students from a private school in the countryside of Goias. The target audience had identified their weaknesses in learning Chemistry content and participated in the application of a didactic sequence mediated by Problem-Based Learning , which allowed us to reflect and infer about the research proposal in the teaching and learning process. The results obtained showed that the use of an alternative teaching methodology provided students with a new, dynamic and interesting way of learning, in which they were more involved. The weaknesses identified are found in calculations and formulas, as well as in the memorization of names and rules, characteristic of this discipline and which make it difficult to understand and understand the contents taught. The application of the didactic sequence revealed that the methodology used favored student learning due to its investigative character, which provided opportunities for the construction and appropriation of knowledge through an active learning experience, in which the learner becomes responsible for what is learned . Therefore, we emphasize that Problem-Based Learning can be a potential alternative teaching methodology to innovate in the study of Chemistry, as it enables greater involvement of students in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoO progresso científico-tecnológico afeta diretamente toda a sociedade, trazendo atualizações e inovações para diversos campos. Dentre esses, a escola de Educação Básica destaca-se como um ambiente constantemente atingindo por esse progresso, mas que ainda se encontra imerso em moldes tradicionais de organização, estrutura e ensino. Em pleno século XXI é comum encontrar instituições escolares que utilizam processos de ensino e aprendizagem centrados na transmissão-recepção de conhecimentos, demasiadamente mecânicos e nada atrativos. Ante essa realidade, mudar as práticas pedagógicas é uma demanda do ensino, pois os métodos de abordagem ainda são arcaicos e não possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem pelos estudantes, no atual contexto educacional. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa foi elaborar e validar uma metodologia envolvendo a Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Química para o Ensino Médio. No desenvolvimento metodológico desse estudo, fez-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimentos técnicos a pesquisa-ação, diário de campo, produção escrita, questionário e observação do tipo participante. A pesquisa foi realizada com estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de um colégio particular no interior de Goiás. O público-alvo teve identificadas suas fragilidades em aprender conteúdos de Química e participou da aplicação de uma sequência didática mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, o que permitiu refletir e inferir sobre a proposta da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram que o uso de uma metodologia alternativa de ensino proporcionou aos estudantes uma nova forma de aprender, dinâmica e interessante, na qual estes estiveram mais envolvidos. As fragilidades identificadas encontram-se nos cálculos e fórmulas, assim como na memorização de nomes e regras, característicos a essa disciplina e que dificultam o entendimento e a compreensão dos conteúdos ministrados. A aplicação da sequência didática revelou que a metodologia utilizada favoreceu o aprendizado dos estudantes devido ao seu caráter investigativo, que oportunizou a construção e a apropriação de saberes mediante uma experiência de aprendizagem ativa, em que o aprendiz passa a ser responsável por aquilo que se aprende. Assim sendo, enfatizamos que a Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser uma potencial metodologia alternativa de ensino para inovar no estudo da Química, uma vez que possibilita maior envolvimento dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Weslei Oliveira de Jesus (2019101332140168@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-29T14:26:34Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Weslei_Oliveira.pdf: 1760444 bytes, checksum: a8337bc716148cd6128174ba3b4b3581 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-30T01:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Weslei_Oliveira.pdf: 1760444 bytes, checksum: a8337bc716148cd6128174ba3b4b3581 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T01:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Weslei_Oliveira.pdf: 1760444 bytes, checksum: a8337bc716148cd6128174ba3b4b3581 (MD5) Previous issue date: 2021-05-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA POR METODOLOGIA ATIVA: UMA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Weslei_Oliveira.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.