Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Flávia Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819488643372875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Farias, Keila Mara de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857898874194239pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Flávia Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819488643372875pt_BR
dc.contributor.referee2Farias, Keila Mara de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857898874194239pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Janailton Mick Vitor da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656706746044637pt_BR
dc.contributor.referee4Medeiros, Flávio Félix-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474074803630227pt_BR
dc.creatorReis, Rozivânia Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9490286554633570pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-24T20:09:10Z-
dc.date.available2021-05-22-
dc.date.available2021-05-24T20:09:10Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1802-
dc.description.abstractThis paper addresses the school dropout in technical courses in computer science at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campos Belos Campus, as an object of study. The students feel pressured by the high demand for the development of skills. Aiming to contribute to mitigate the dropout, prepare the young people to deal with the pressure generated by the demand and the discipline that the Federal Institute demands, we propose a case study of the dropout of technical courses in informatics at IF Goiano and point to the management of projects as a didactic-pedagogical tool that will provide security, stability, efficient communication and organization to the young people in order to enjoy the education and the opportunity for growth offered. The main objective is to carry out a study of the impacts and correlation of the results achieved with project management as a tool capable of mitigating school dropout. To this end, the perspective of student life is proposed as a project that has a beginning, middle, and end and will obtain a single result, as conceptualized by the PMBOK Guide. The methodology defined consists of a bibliographic review of an explanatory nature, qualitative, quantitative, and discursive graphic analysis of the data, and field research via an online form. As a result, we obtained the local factors that can stimulate possible evasions. And the establishment of the relationship of project management tools to the factors with potential to avoid future cases.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a evasão escolar nos cursos técnicos em informática do Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos Belos, como objeto de estudo. Devido os estudantes sentir-se pressionados com a alta cobrança para desenvolvimento das habilidades. Visando contribuir para atenuar a evasão, preparar os jovens para lidar com a pressão gerada pela cobrança e a disciplina que o Instituto Federal demanda, propõem-se o estudo de caso da evasão dos cursos técnicos em informática do IF Goiano e aponta-se o gerenciamento de projetos como uma ferramenta didático-pedagógica que proporcionará segurança, estabilidade, comunicação eficiente e organização aos jovens a fim de gozarem do ensino e da oportunidade de crescimento ofertado. O objetivo principal é realizar um estudo dos impactos e correlação dos resultados atingidos com o gerenciamento de projetos como ferramenta capaz de atenuar a evasão escolar e para isso propõem-se a perspectiva da vida estudantil como um projeto que possui início, meio e fim e obterá um resultado único como conceituado pelo Guia PMBOK. A metodologia definida consiste em revisão bibliográfica de caráter explanatório, análise qualitativa, quantitativa e discursiva gráfica dos dados e a pesquisa de campo via formulário online. Como resultado obteve-se os fatores locais que podem estimular possíveis evasões. E o estabelecimento de relação de ferramentas da gestão de projetos aos fatores com potencial para evitar casos futuros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rozivânia Moreira dos Reis (2019106302040026@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-22T15:07:38Z No. of bitstreams: 1 artigo_pos_rozivania_versão_final.pdf: 2719829 bytes, checksum: 27ea61d42df6255e9f1cc910d049c03f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-24T19:35:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_pos_rozivania_versão_final.pdf: 2719829 bytes, checksum: 27ea61d42df6255e9f1cc910d049c03f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-24T20:08:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_pos_rozivania_versão_final.pdf: 2719829 bytes, checksum: 27ea61d42df6255e9f1cc910d049c03f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T20:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_pos_rozivania_versão_final.pdf: 2719829 bytes, checksum: 27ea61d42df6255e9f1cc910d049c03f (MD5) Previous issue date: 2021-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento de projeto. Planejamento. Evasão Escolar.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleGESTÃO DE PROJETOS COMO SOLUÇÃO PARA EVASÃO NO CURSO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO IF GOIANO - CAMPUS CAMPOS BELOS – GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_pos_rozivania_versão_final.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.