Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga, Adriano Honorato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670394035811712pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Lucas José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766134688368012pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcel Ferrante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6034149800479841pt_BR
dc.creatorSouza, Ana Luiza Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179954748202484pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T11:08:06Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-23T11:08:06Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1684-
dc.description.abstractDespite all the changes and transformations that education has undergone to the present day, the country still lacks development, especially to resolve school dropout rates, which has consequences for society as a whole. Therefore, the goal here is to build a predictive model based on a data mining algorithm that best fits the conditions and data arising from the technical courses integrated into the high school on the Campus Ceres of the IF Goiano. For this, the KDD methodology is used to guide the entire data mining process. The sample was obtained from the database of the academic system and the selection process, both provided by the institution included in the research. The dataset had a total of 1,769 records which, after cleaning and transforming the data, amounts to 1,478 enrollments, from the years 2015 to 2020, and 28 attributes, with 158 of these enrollments being evasion ones. The Weka tool and algorithms that it provides were also used. To suggest the best model, it was necessary to compare the most used algorithms in the literature, which are decision tree, SVM, kNN, Naive Bayes, RNA, and logistic regression. After comparison, the Naive Bayes algorithm was considered the best predictor for the present dataset, as it delivers a low error rate (16.3%) about dropout students and good accuracy (89.6%).pt_BR
dc.description.resumoApesar de toda a evolução e transformação que a educação sofreu até os dias atuais, o país ainda carece de desenvolvimento, especialmente para dirimir os índices de evasão escolar, que gera consequências na sociedade como um todo. Portanto, objetiva-se a construção de um modelo preditivo a partir de algoritmos de mineração de dados que melhor se adequem às condições e dados advindos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Ceres do IF Goiano. Para tal, utiliza-se a metodologia KDD, para nortear todo o processo. A amostra foi obtida na base de dados do sistema acadêmico e do processo seletivo, ambos fornecidos pela instituição contemplada na pesquisa. O conjunto de dados, após limpeza e transformação dos dados, totalizou 1.478 matrículas com 28 atributos, sendo que 158 dessas matrículas são de evasão. Também foi utilizada a ferramenta Weka e algoritmos que a mesma disponibiliza. Em prol de sugerir o melhor modelo, se fez necessária a comparação dos algoritmos mais utilizados na literatura, são eles: árvore de decisão, SVM, kNN, naive bayes, RNA e regressão logística. Após comparação, o algoritmo Naive Bayes foi considerado o melhor preditor para o presente conjunto de dados por apresentar uma baixa taxa de erro (16,3%) acerca de alunos evasores e uma boa acurácia (89,6%).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Luiza Gomes de Souza (ana.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-22T23:56:53Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Ana Luiza Souza.pdf: 1318772 bytes, checksum: 5a923b4d139a75e8028b1a051d6a7c6b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-23T11:05:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Ana Luiza Souza.pdf: 1318772 bytes, checksum: 5a923b4d139a75e8028b1a051d6a7c6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T11:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Ana Luiza Souza.pdf: 1318772 bytes, checksum: 5a923b4d139a75e8028b1a051d6a7c6b (MD5) Previous issue date: 2021-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIF Goianopt_BR
dc.subjectTécnico Integradopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectPrediçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleCLASSIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PERGIS DE EVASÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CERES DO IF GOIANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Ana Luiza Souza.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.