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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jordana Américo Zei-
dc.creatorFelício, Cinthia Maria-
dc.date.accessioned2020-12-15T13:35:16Z-
dc.date.available2025-12-31-
dc.date.available2020-12-15T13:35:16Z-
dc.date.issued2020-12-05-
dc.identifier.citationANDRADE, J. A.Z.; FELÍCIO, C. M. As práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática com estudantes com necessidades educacionais específicas: um estudo de caso. Research, Society and Development, v. 9, n.11, p. 1-31, 2020pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage31pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10659pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1479-
dc.description.abstractInclusive education is in the legislation and official documents that regulate Brazilian education, it is important to investigate how it happens in schools in different areas of knowledge and in this study we will investigate this aspect in Science and Mathematics Teaching. The target audience of the research was seven teachers from these areas of a State College of Full-time (CEPI), located in Itumbiara-GO. We aim to know how these teachers have worked and conceived when working with students with specific educational needs (SEN) in the last years of elementary school. The bibliographic research, reading and analysis of legislation pertinent to the theme and application of a questionnaire comprised data collection and the analysis was carried out according to Bardin's content analysisThe results of this study suggest a specific formation could promote a Science and Mathematics teaching more inclusive and it could help gradually overcoming the difficulties in preparing materials for students with sen, it will be good for teacher know how to evaluate these students and how to identify their needs, potential and learning limits Finally, we consider that, despite having the legislation that claims to guarantee the rights of people sen, this is not enough to become a reality, because in addition to the lack of resources, we have problems in the initial training of teachers. Many universities still is not enough prepared to teach of the professional that needs to work in inclusive education. Thus, we understand the need and the importance of continuing teacher education so that they can develope a diversified educational practice and that considere the potencial of students with sen.pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva está prevista na legislação e nos documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, sendo importante investigar como ela acontece nas escolas nas diferentes áreas do conhecimento e nesse estudo investigaremos esse aspecto no Ensino de Ciências e Matemática. O público alvo da pesquisa foram sete professores dessas áreas de um Colégio Estadual de tempo Integral (CEPI), localizado em Itumbiara GO. Objetivamos conhecer como tem sido a atuação e a concepção desses profes sores ao trabalharem essas áreas com estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa bibliográfica, a leitura e análise de legislações pertinentes ao tema e aplicação de questionário compuseram a coleta de dados e a análise foi realizada segundo a análise de conteúdos de Bardin. Os resultados deste estudo sugerem uma formação específica para atuação que possa promover um ensino de Ciências e Matemática mais inclusivo, superando aos poucos as dific uldades quanto ao preparo de materiais para estudantes com NEE, sobre como avaliar estes alunos e como identificar suas necessidades, potencialidades e limites de aprendizagem. Por fim, consideramos que, apesar de termos a legislação que diz garantir os di reitos da pessoa com deficiência, isto não é suficiente para que se torne uma realidade, pois além da falta de recursos, temos problemas na formação inicial de professores, ainda insuficiente para a preparação do profissional que precisa atuar na educação inclusiva. Assim, compreendemos a necessidade e a importância da formação continuada de professores para que possam desenvolver práticas diversificadas para os estudantes com NEE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordana Amério Zei Andrade (20182ppgecm0152@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T13:26:30Z No. of bitstreams: 2 TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jordana Especialização II .pdf: 213761 bytes, checksum: 7929f06086fade705c4c10b8a1a029cf (MD5) 10659-Article-143753-1-10-20201205.pdf: 348393 bytes, checksum: 5a44dee6f2b5b0eeeb63a6255b9d6962 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T13:34:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jordana Especialização II .pdf: 213761 bytes, checksum: 7929f06086fade705c4c10b8a1a029cf (MD5) 10659-Article-143753-1-10-20201205.pdf: 348393 bytes, checksum: 5a44dee6f2b5b0eeeb63a6255b9d6962 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-15T13:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jordana Especialização II .pdf: 213761 bytes, checksum: 7929f06086fade705c4c10b8a1a029cf (MD5) 10659-Article-143753-1-10-20201205.pdf: 348393 bytes, checksum: 5a44dee6f2b5b0eeeb63a6255b9d6962 (MD5) Previous issue date: 2020-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciase matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqÁrea 46 Ensinopt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática com estudantes com necessidades educacionais específicas: um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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