Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.creatorPeixoto, Ana Maria Vaz-
dc.date.accessioned2020-12-11T18:11:22Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-11T18:11:22Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1475-
dc.description.abstractIn this article we are interested in addressing human sexuality, a theme that arises from my experience as a mother and teacher of children adolescents. Aware of the importance of not becoming silent in relation to the responses expected by children when they address the adult with any doubts, some questions arise regarding this topic, such as, what can be considered normal in each phase of the child's development? And how can we identify these phases? How can the school, still in Early Childhood Education, explore children's sexuality in order to contribute to their education and body care? The questions led us to seek to understand how sexuality occurs in the infantile sphere, how it develops throughout its phases, as well as understanding how the Early Childhood School can contribute to the child becoming more careful with your own body. For this purpose, the research is of a qualitative nature, based on the bibliographic review. As theoretical support, we used authors such as Sgmund Freud and Michael Foucault. With its development we realized how much we, teachers, still need to study on the issue of sexuality, understanding scientifically subjects that must be approached with students in any educational phase. As possible results we have. Keywords: Sexuality; Human development; Early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo interessa-nos abordar acerca da sexualidade humana, tema que surge de minha experiência como mãe e professora de crianças/adolescentes. Consciente da importância de não se tornar omisso em relação às respostas esperadas pelas crianças quando se dirigem ao adulto com alguma dúvida, sugem para mim alguns questionamentos em relação a esse tema, como, o que pode ser considerado normal em cada fase de desenvolvimento da criança? E como podemos identificar essas fases? Como a escola, ainda na Educação Infantil, pode explorar sobre a sexualidade das crianças de modo a contribuir para sua formação e cuidados com o corpo? As questões levaram-nos a busca de compreender como se dá a sexualidade no âmbito infantil, como esta se desenvolve ao longo de suas fases, além de entender também como a escola da Educação Infantil pode contribuir para que a criança passe a ter mais cuidado com o seu próprio corpo. Com essa finalidade a pesquisa é de cunho qualitativo, a partir da revisão bibliográfia. Como suporte teórico, utilizamos autores como Sgmund Freud e Michael Foucault. Com o seu desenvolvimento percebemos o quanto nós, professores, ainda precisamos estudar sobre a questão da sexualidade, entendendo de forma científica assuntos que devem ser abordados com os alunos em qualquer fase educativa. Palavras-chave: Sexualidade; Desenvolvimento humano; Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Maria Vaz Peixoto (ana.vaz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-11T17:56:57Z No. of bitstreams: 3 folha Hilma.pdf: 460973 bytes, checksum: 16e4c3b2e172eb3cfcd1bf53f55ad84d (MD5) documento (1)ata de defesa.pdf: 219169 bytes, checksum: 4e6ff290f4779d2c86534db57c4d2992 (MD5) Artigo formatado Ana Maria versão para a banca.pdf: 496346 bytes, checksum: 2379d493fd938cf3e62aee8a9d1a3e92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-11T18:10:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 folha Hilma.pdf: 460973 bytes, checksum: 16e4c3b2e172eb3cfcd1bf53f55ad84d (MD5) documento (1)ata de defesa.pdf: 219169 bytes, checksum: 4e6ff290f4779d2c86534db57c4d2992 (MD5) Artigo formatado Ana Maria versão para a banca.pdf: 496346 bytes, checksum: 2379d493fd938cf3e62aee8a9d1a3e92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-11T18:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 folha Hilma.pdf: 460973 bytes, checksum: 16e4c3b2e172eb3cfcd1bf53f55ad84d (MD5) documento (1)ata de defesa.pdf: 219169 bytes, checksum: 4e6ff290f4779d2c86534db57c4d2992 (MD5) Artigo formatado Ana Maria versão para a banca.pdf: 496346 bytes, checksum: 2379d493fd938cf3e62aee8a9d1a3e92 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE HUMANA: PERSCRUTANDO A INDIVIDUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
folha Hilma.pdf450,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
documento (1)ata de defesa.pdf214,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo formatado Ana Maria versão para a banca.pdf484,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.