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dc.contributor.advisor1Firmino, Simone Gomes-
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dc.contributor.referee1Ferreira, Gustavo Lopes-
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dc.contributor.referee2Tadokoro, Ricardo Takayuki-
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dc.contributor.referee3Firmino, Simone Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110564899496785pt_BR
dc.creatorAzevedo, Lavine Jordane Queiroz-
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dc.date.accessioned2020-12-06T23:54:22Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-06T23:54:22Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1459-
dc.description.abstractTo understand the history of education it is necessary to understand the historical process of education development. Within these historical processes, it is from the nineteenth century, that the insertion of women in education occurred, this led to the occurrence of a large majority of female teachers, a fact observed even today in Basic Education. Thus resulting in a phenomenon that we call here the “feminization of education”, which is the target of our study. This article is based on a critical analysis about the changes that occurred in the teaching career, aiming to analyze how the insertion and the historical presence of women in Brazilian Education happened. For this, we conducted a qualitative research in the cities of Carmo do Rio Verde, Ceres and Rialma (state of Goiás), with teachers who teach at the State Network in the final stages of elementary school (6th to 9th grade) and high school. We used the resources of questionnaires and interviews with the semi-structured format for data collection. Thus, there was a bibliographic analysis together with a content analysis developed by Bardin, to evaluate the impacts of the theme and to discuss the collected data. In all, twenty teachers participated in the research, being: sixteen teachers answering the questionnaires and another four through the interviews. With the analysis of the data obtained by the research, it was possible to identify that the ties that link the feminine characteristics and the changes that occurred in the society with the women seeking a craft, influenced the insertion of the woman in the teaching career. These aspects, coupled with the departure of men from teaching to other professions, which were more financially advantageous, were directly related to the feminization process of teaching. Finally, the feminization of teaching was an important process for female protagonism in front of a profession and that its distinct as natural characteristics are relevant to the profession.pt_BR
dc.description.resumoPara entender a história da educação é necessário compreender o processo histórico de desenvolvimento da educação. Dentro destes processos históricos, temos que foi a partir do século XIX, que ocorreu a inserção da mulher na educação, isso levou a ocorrência de uma acentuada maioria de docentes mulheres, fato observado até nos dias atuais na Educação Básica. Acarretando assim, a um fenômeno que aqui chamamos de “feminização da educação”, sendo este o alvo de nosso estudo. Este artigo, fundamenta-se em uma análise crítica acerca das modificações que se deram na carreira docente, tendo o objetivo de analisar como aconteceu a inserção e a presença histórica das mulheres na Educação brasileira. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa nas cidades de Carmo do Rio Verde, Ceres e Rialma (estado de Goiás), com professoras que lecionam na Rede Estadual nas fases finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e no Ensino Médio. Empregamos os recursos de questionários e entrevistas com o formato semiestruturado para o levantamento de dados. Sendo assim, houve uma análise bibliográfica em conjunto com uma análise de conteúdo desenvolvida por Bardin, para avaliar os impactos da temática e para a discussão dos dados coletados. Ao todo, vinte professoras participaram da pesquisa, sendo: dezesseis professoras respondendo aos questionários e outras quatro através das entrevistas. Com a análise dos dados obtidos pela pesquisa, foi possível identificar que os laços que ligam as características femininas e as mudanças que ocorreram na sociedade com as mulheres buscando um ofício, influenciaram a inserção da mulher na carreira docente. Estes aspectos, aliados a saída dos homens da docência para outras profissões, que se mostravam mais vantajosas financeiramente, tiveram relação direta com o processo de feminização da docência. Por fim, a feminização da docência foi um processo importante para o protagonismo feminino a frente de uma profissão e que suas características distas como naturais são relevantes para a profissão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lavine Jordane Queiroz de Azevedo (2017203301160169@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-06T00:05:43Z No. of bitstreams: 2 mon_Especializacao_Lavine_Jordane_Queiroz_de_Azevedo_FEMINIZAÇÃO_DA_EDUCAÇÃO.pdf: 941676 bytes, checksum: cef5190f6fb8b4fe97a793ee7fa00fc9 (MD5) TCAE_Termo_de_autorizacao_LAVINE.pdf: 137002 bytes, checksum: 8906f5a07c38b6a51ff05303e00be251 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminização. Docência. Processo histórico. Análise de conteúdo.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS PROCESSOS HISTÓRICOS DA FEMINIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

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mon_Especializacao_Lavine_Jordane_Queiroz_de_Azevedo_FEMINIZAÇÃO_DA_EDUCAÇÃO.pdfArtigo Final Especialização919,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Termo_de_autorizacao_LAVINE.pdfTermo de ciência e de autorização para disponilizar produções técnico-científicas no repositório institucional do IF Goiano133,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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