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dc.contributor.advisor1Santos, Maria Lícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee1Achatkin, Pamella-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043413486375986pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336178714174221pt_BR
dc.creatorDamasceno, Michelle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8889272485379536pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T17:14:46Z-
dc.date.available2020-11-20-
dc.date.available2020-11-19T17:14:46Z-
dc.date.issued2020-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1438-
dc.description.abstractDistance Education (DE) is a modality characterized by the use of information and communication technologies (ICTs) to provide distance learning courses where the student and the teacher (tutor) are physically separated in space and time. It is a constantly growing modality that inspires several debates about its nature, quality and its contributions to the democratization process of Brazilian Higher Education. The present work aims at a systematic discussion of the bases for the emergence of Higher Distance Education in Brazil, its proposal, its evolution, its importance and its problems regarding its contribution to the democratization and universalization of the Higher Education modality in the Country. They point out that problems of access to higher education are historically marked by the segregation of the less able, higher education as indicators of social status and attended by elites. Distance education is a process that has increased access for people historically neglected by higher education, but many researchers debate the quality of these courses, the high dropout rate, the mercantilistic feature of the offer and the questionable conditions and quality of tutors.pt_BR
dc.description.resumoA Educação à Distância (EaD) é uma modalidade que tem por característica o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para prover cursos à distância onde o estudante e o professor (tutor) estão separados fisicamente no espaço e no tempo. É uma modalidade em constante crescimento e que inspira diversos debates sobre sua natureza, qualidade e suas contribuições para o processo de democratização do Ensino Superior Brasileiro. O presente trabalho objetiva a discussão sistemática das bases para o surgimento da Educação Superior à Distância no Brasil, sua proposta, sua evolução, sua importância e suas problemáticas frente a sua contribuição para a democratização e universalização da modalidade de Ensino Superior no País. Os resultados apontam que os problemas de acesso ao Ensino Superior são marcados historicamente por segregação dos menos aptos, cursos superiores como indicadores de status social e frequentado pelas elites. A EaD é um processo que aumentou o acesso das pessoas historicamente negligenciadas pela Educação Superior, porém muitos pesquisadores debatem a qualidade destes cursos, a alta taxa de evasão, a característica mercantilista da oferta e as condições questionáveis e qualidade dos tutores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle dos Santos Damasceno (2015103220510308@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-19T16:29:43Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Michelle Damasceno.docx: 1717510 bytes, checksum: ad9bedcb5c4d74621df250e6c9638ade (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Tecnologia. Universidade. Acessopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) COMO PRÁTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PROBLEMÁTICAS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

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