Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Adams, Fernanda W-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867496765077418pt_BR
dc.contributor.referee1Marquez, Sandra C-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648722499995197pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Josiane S. C-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381537547127752pt_BR
dc.creatorCampos, Kelly A. F.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671093579599105pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T21:47:54Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-08T21:47:54Z-
dc.date.issued2019-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1298-
dc.description.abstractThe work arose from a problem raised about inclusive education and the natural sciences, as inclusion is present in these areas and from this, a search was made in Scielo's database, where 23 articles were found regarding inclusion and sciences of nature and from these articles a bibliographic analysis was made. The course conclusion work was divided into two chapters: 1st Special education and teaching of natural sciences: legal and historical notes and 2nd Teaching of natural sciences to students target of special education: from teacher training to methodologies presents the discussions of the research results. In the first chapter, the historical path and achievements of inclusive education were discussed, raising a brief relationship between inclusive education and natural sciences. Chapter 2, on the other hand, presents the most important excerpts of the 23 articles as well as the relationship between one article and another and later raised questions and discussions around them. the articles were divided into three categories: initial training, methodology and inclusion and higher education, in these three topics we see the main difficulties as well as some of the problems of inclusive education. During the development of the work, we noticed the existence of dominance of articles both in the area of ​​training and in authors, where we realized, therefore, the potential for exploring the education of the target public of special education in other areas of the natural sciences. And as it is important that other areas explore this field of research, and it is necessary for research and exploration in any area for growth and visibility, so all individuals without distinction will receive quality education.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho surgiu a partir de uma problemática levantada sobre o ensino inclusivo e as ciências da natureza, como a inclusão está presente nessas áreas e a partir disto foi feito uma pesquisa no banco de dados da Scielo, onde foram encontrados 23 artigos referentes a inclusão e ciências da natureza e a partir desses artigos foram feito uma análise bibliográfica. O trabalho de conclusão de curso foi dividido em dois capitulo: 1° Educação especial e ensino de ciências da natureza: apontamentos legais e históricos e o 2° Ensino de ciências da natureza aos alunos público alvo da educação especial: da formação do professor as metodologias apresenta as discussões dos resultados da pesquisa. No Primeiro capitulo se discutiu o percurso histórico e conquistas do ensino inclusivo, levantando uma breve relação entre o ensino inclusivo e a ciências da natureza. Já o capitulo 2 e apresentado os trechos mais importantes dos 23 artigos assim como a relação entre um artigo e outro e posteriormente levantado questões e discussões em torno dos mesmos. os artigos s foram divididos em três categorias: formação inicial, metodologia e inclusão e ensino superior, nesses três tópicos vemos as principais dificuldade assim como algumas das problemáticas do ensino inclusivo. Ao decorrer do desenvolvimento do trabalho percebemos a existência de dominâncias de artigos tanto em área de formação quanto em autores, onde percebemos, portanto o potencial de exploração da educação do Público alvo da educação especial em demais áreas da ciências da natureza. E como é importante que as demais áreas explorem esse campo de pesquisa, e necessário à pesquisa e a exploração em qualquer área para que haja crescimento e visibilidade, assim todos os indivíduos sem que haja distinção irão receber educação de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Aparecida Ferreira Campos (2014104221550080@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-08T20:17:52Z No. of bitstreams: 1 TCC Final Kelly.pdf: 691116 bytes, checksum: 2902c9d9049f570377e15609d3d9514e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-08T21:47:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Final Kelly.pdf: 691116 bytes, checksum: 2902c9d9049f570377e15609d3d9514e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-08T21:47:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Final Kelly.pdf: 691116 bytes, checksum: 2902c9d9049f570377e15609d3d9514e (MD5) Previous issue date: 2019-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Inclusivo. Ciências da Natureza. PAEEpt_BR
dc.subjectNatural Sciences. Inclusive Education. PAEEpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DOS ANOS DE 2001 A 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Kelly.pdf674,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.