Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatianne Silva-
dc.creatorNoll, Matias-
dc.creatorAndrade, Leonardo Carlos de-
dc.date.accessioned2020-05-30T00:04:12Z-
dc.date.available2020-05-29-
dc.date.available2020-05-30T00:04:12Z-
dc.date.issued2020-05-22-
dc.identifier.isbn978-65-87469-01-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1277-
dc.description.abstractThe purpose of this book is not to be a simple collection of games, games and toys. It is, first of all, to rescue the tradition of a people who are part of a universal culture that has been obliterated, left on the sidelines, by the dominant ideology. This, based on a discourse in favor of progress and the so-called globalization, has instituted values, standards and behaviors, homogenizing all peoples and disregarding the national and regional identities of the different groups that make up Brazilian society. In such a context, there is an attempt to deconstruct the idea of ​​using games and games as educational processes, minimizing their importance with support in the fallacy of not having pedagogical purposes for such practices.This work tries to refute this idea, allowing the teacher to reflect on the senses and meanings of games, games and toys, using them as motivating elements for the reinterpretation of quilombola culture and giving a new meaning to classes in Basic Education. The bodily manifestations and toys described in this book resulted from an ethnographic and ethnobotanical research funded by the National Council for Scientific and Technological Performance - CNPq, carried out by IF Goiano employees from 2016 to 2018 in the Quilombo do Cedro, located in Mineiros, in the state of Minas Gerais. state of Goiás. It also resulted in four other publications for school use: Um Girassol para Tiana, written by Tatianne Silva Santos and Mara Núbia Dionísio; Souvenirs Cedrinas: a bilingual storytelling experience, organized by Priscila Rodrigues do Nascimento, Joana Dark Leite, Maurício Fernando Schneider Kirst and Tânia Regina Vieira; How way leads on to way: narrative in an interactive process, authored by Maria Luiza Batista Bretas and Vera Maria Tietzmann; and Medicinal Plants - manipulation and use in the Quilombola do Cedro Community, organized by Kennedy Araújo Barbosa. This book is divided into four chapters, the first, “The Quilombola do Cedro Community - a trajectory of struggle and resistance”, presents some information about the origin and characteristics of the remaining inhabitants of the original quilombo; the second, “Games and games at school: end or middle?”, addresses the cultural manifestation of games and games as a didactic process in the school environment; the third, “Exploring African culture through playing,” has the main objective of reporting the African origin of some games, enabling reflection on the struggle of blacks in the face of slavery, and finally, the fourth chapter describes games, toys and games practiced in the Quilombola do Cedro Community in the last seven decades.pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste livro não é ser uma simples coletânea de jogos, brincadeiras e brinquedos. É, antes de mais nada, resgatar a tradição de um povo que faz parte de uma cultura universal que tem sido obliterada, deixada à margem, pela ideologia dominante. Esta, fundamentada num discurso em prol do progresso e da chamada globalização, tem instituído valores, padrões e comportamentos, homogeneizando todos os povos e desconsiderando as identidades nacionais e regionais dos diferentes grupos que compõem a sociedade brasileira. Em tal contexto, percebe-se uma tentativa de desconstruir a ideia de utilizar jogos e brincadeiras como processos educativos, minimizando sua importância com respaldo na falácia de não haver fins pedagógicos para tais práticas. Esta obra tenta refutar essa ideia, possibilitando ao professor refletir sobre os sentidos e significados dos jogos, brincadeiras e brinquedos, valendo-se deles como elementos motivadores para a releitura da cultura quilombola e dando um novo sentido às aulas na Educação Básica. As manifestações corporais e os brinquedos descritos neste livro resultaram de uma pesquisa de caráter etnogrático e etnobotânico financiada pelo Conselho Nacional de Desempenho Científico e Tecnológico – CNPq, realizada por servidores do IF Goiano de 2016 a 2018 no quilombo do Cedro, localizado em Mineiros, no estado de Goiás. Dela também resultaram outras quatro publicações para uso escolar: Um Girassol para Tiana, escrito por Tatianne Silva Santos e Mara Núbia Dionísio; Lembranças Cedrinas: uma experiência de contação de histórias bilíngue, organizado por Priscila Rodrigues do Nascimento, Joana Dark Leite, Maurício Fernando Schneider Kirst e Tânia Regina Vieira; How way leads on to way: narrative in an interactive process, de autoria de Maria Luiza Batista Bretas e Vera Maria Tietzmann; e Plantas Medicinais – manipulação e uso na Comunidade Quilombola do Cedro, organizado por Kennedy Araújo Barbosa. Este livro está dividido em quatro capítulos, o primeiro, “A Comunidade Quilombola do Cedro – uma trajetória de luta e resistência”, apresenta algumas informações sobre a origem e as características dos habitantes remanescentes do quilombo original; o segundo, “ Jogos e brincadeiras na escola: fim ou meio?”, aborda a manifestação cultural dos jogos e brincadeiras enquanto processo didático no ambiente escolar; o terceiro, “Explorando a cultura africana pelo brincar”, tem como objetivo principal relatar a origem africana de alguns jogos possibilitando a reflexão sobre a luta do negro diante da escravidão e, por fim, o quarto capítulo traz a descrição de jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas na Comunidade Quilombola do Cedro nas últimas sete décadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatianne Silva Santos (tatianne.santos@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-29T18:03:27Z No. of bitstreams: 1 Diversão e Conhecimento_compressed.pdf: 4002188 bytes, checksum: 62401796cab2eb69da066c1d6231e36b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-30T00:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diversão e Conhecimento_compressed.pdf: 4002188 bytes, checksum: 62401796cab2eb69da066c1d6231e36b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-30T00:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diversão e Conhecimento_compressed.pdf: 4002188 bytes, checksum: 62401796cab2eb69da066c1d6231e36b (MD5) Previous issue date: 2020-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLei nº 10.639/03pt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Cedropt_BR
dc.subject.cnpqMULTIDISCIPLINARpt_BR
dc.titleDIVERSÃO E CONHECIMENTO - UM RESGATE DE BRINCADEIRAS E JOGOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDROpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book_Diversão e Conhecimento_Editora IF Goiano.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.