Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorMarques, Nara Letícia Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454070426826042pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T00:25:28Z-
dc.date.available2020-05-19-
dc.date.available2020-05-20T00:25:28Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1265-
dc.description.abstractThe present study deals of the curriculum to be developed in child education from perspective of the official documents and legislation that gorvening education process in the Brazil. However, objetive understanding the possibilities of organizing the curriculum in child education from the conceptions principles and gruidelines at the national and local levels. we infer that for the integral development of child, besides and rich environment im possibilities and challenges, it is necessary to use curricular references with principles and pedagogical guidelines, that guide the practice of profissionals this stage of basic education. as methodological path, we opted for qualitative research, below the bias of bibliographical and documentary research, related to the construction of the curriculum for child education, supported by authors such, Sacristán (2017), Silva (1999), Oliveira (2017) e Ariès (1978) the Federal Constitution (1988), Laws Guidelines and Bases of National Education (1996), National Curriculum Reference for child Education (2010) Common National Curricular Base (2017). In spite of the importance of the curricular proposals in the child educaation, we care of the children ́s curriculum, recommending to nursery and pre school in the county of Morrinhos-Go. The studies carried out indicate to the need for a balance betrween take care, to educate, and the playful to child, so how was seen despite contributions from academic research, the reality found in the city present regression in pedagogical proposals that aim at the integral development of the child.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata do currículo a ser desenvolvido na educação infantil na perspectiva dos documentos oficiais e das legislações que regem os processos educacionais no Brasil. Para tanto, objetiva compreender as possibilidades de organização do currículo na educação infantil a partir das concepções, princípios e diretrizes no âmbito nacional e local. Inferimos que para o desenvolvimento integral da criança além de um ambiente rico de possibilidades e desafios, faz-se necessário a utilização de referenciais curriculares com princípios e orientações pedagógicas que norteiam as práticas de profissionais dessa etapa da educação básica. Como percurso metodológico optamos por uma investigação qualitativa sob o viés da pesquisa bibliográfica e documental relacionados à construção do currículo destinado a Educação Infantil, amparada em autores como, Sacristán (2017), Silva (1999), Oliveira (2011) e Ariès (1978), além da Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996) Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), Base Nacional Comum Curricular (2017). Em que pese a importância das propostas curriculares no âmbito educação infantil atentamos para ao currículo infantil preconizado para a creche e pré-escola no município de Morrinhos-Goiás. Os estudos realizados apontam para a necessidade do equilíbrio entre o cuidar, o educar e o lúdico para educação infantil pois como foi visto apesar das contribuições das pesquisas acadêmicas a realidade encontrada na cidade apresenta retrocesso nas propostas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-20T00:02:42Z No. of bitstreams: 1 TCC Nara Letícia Pereira Marques-biblioteca.pdf: 1414435 bytes, checksum: fb01d264793da9291a84d1ba5cabe8c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-20T00:25:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Nara Letícia Pereira Marques-biblioteca.pdf: 1414435 bytes, checksum: fb01d264793da9291a84d1ba5cabe8c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-20T00:25:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Nara Letícia Pereira Marques-biblioteca.pdf: 1414435 bytes, checksum: fb01d264793da9291a84d1ba5cabe8c5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurriculopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS DOS ORDENAMENTOS OFICIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nara Letícia Pereira Marques-biblioteca.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.