Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorSouza, Ana Carolina Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5103572370987003pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T23:47:55Z-
dc.date.available2020-05-19-
dc.date.available2020-05-19T23:47:55Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1260-
dc.description.abstractThe present monography has as its theme the analysis of the importance of psychomotricity in early childhood education and its interaction with pedagogical training, since these are the basic elements in pedagogical work organization, whose purpose is the development and children’s learning. A children’s development is an evolution process of physical, intellectual and social aspects, i.e., individual as a whole. It is precisely this issues that intertwine children’s education with psychomotricity. Because education in childhood happens, basically, by stimuli provided by the educators and the interaction between the individual and the school environment. Psychomotricity is considered basic element to children’s global development, for having as an object of study the human as a whole. The investigation’s main objective was the relation between pedagogue’s training and the development of pedagogical work, involving psychomotricity. The methodological course was based on bibliographic research, from studies conducted by researchers from this theme. Therefore, we associated these to documental researches, by the analysis of Pedagogical Project of Pedagogy Course from interior of Goiás’s institutions. Much pedagogues finish graduation without knowing about the contributions of psychomotricity-education and its relation with the global development in childhood education. The research highlighted that psychomotricity is not been introduced in Pedagogy courses as its own value, because the theme, nowadays, is consider an independent science that search the integration of motor and physic functions in consequence of the maturity of the nervous system.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática a análise da importância da psicomotricidade na educação infantil e a sua interlocução com a formação do Pedagogo, haja vista serem estes elementos fundamentais na organização do trabalho pedagógico cujo intuito é o desenvolvimento e aprendizagens infantis. O desenvolvimento de uma criança é um processo de evolução dos aspetos físicos, intelectuais e sociais-afetivos, ou seja, do indivíduo como um todo. São, justamente, essas questões que entrelaçam a educação infantil com a psicomotricidade. Pois, educação na infância acontece, basicamente, por meio de estímulos proporcionados pelos educadores e pela interação do indivíduo com o ambiente escolar. Já a psicomotricidade considerado elemento crucial para o desenvolvimento global da criança, por ter como objeto de estudos o homem como um todo. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar a relação entre a formação dos pedagogos e o desenvolvimento do trabalho pedagógico envolvendo a psicomotricidade. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa bibliográfica, a partir de estudos já realizados por pesquisadores dessa temática. Para tanto, associamos está à pesquisa documental, a partir da análise dos Projetos-Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de instituições do interior de Goiás. Evidenciamos que grande parte dos pedagogos saem da universidade sem conhecer as contribuições da educação- psicomotora e sua relação com o desenvolvimento global na educação infantil. A pesquisa evidenciou que a psicomotricidade não está sendo apresentadas nos cursos de Pedagogia como seu próprio valor, pois, o tema, atualmente, é considerado uma ciência independente que procura a integração das funções motoras e psíquicas em relevância da maturidade do sistema nervoso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-19T23:38:36Z No. of bitstreams: 1 TCC Ana Carolina Carvalho de Souza (biblioteca).pdf: 2099973 bytes, checksum: 7a4ca973963da3edf1ffde6171073502 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-19T23:47:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Ana Carolina Carvalho de Souza (biblioteca).pdf: 2099973 bytes, checksum: 7a4ca973963da3edf1ffde6171073502 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-19T23:47:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Ana Carolina Carvalho de Souza (biblioteca).pdf: 2099973 bytes, checksum: 7a4ca973963da3edf1ffde6171073502 (MD5) Previous issue date: 2019-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectFormação pedagogopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Carolina Carvalho de Souza (biblioteca).pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.