Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.advisor2Malafaia, Guilherme-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222293518573336pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aline Sueli de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179710253427937pt_BR
dc.contributor.referee2Malafaia, Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222293518573336pt_BR
dc.contributor.referee3Gadelha, André Bonadias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1291410462294898pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.creatorCampos, Natália Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6945009084361072pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T23:42:29Z-
dc.date.available2020-05-15T23:42:29Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1257-
dc.description.abstractConsidering the environmental problem that permeates our daily lives, different strategies to mitigate, remedy or prevent its aggravation have been used by institutions, organizations, governments, media, among others. One of these strategies refers to the performance of environmental advertising campaigns, which use creative and eye-catching advertisements as part of environmental communication strategies, incorporating activities aimed at the dissemination/promotion of the environmental cause. However, there are no studies that have evaluated how efficient these campaigns are in relation to their aspirations, the public's reaction to the marketing strategies used in these advertisements and how people interpret/understand them. Thus, inspired by these knowledge gaps, we carry out a systemic assessment of different environmental advertisements (whether or not disseminated within the scope of advertising campaigns), focusing on their linguistic characteristics and specific content, emotional reactivity induced in people and the understanding of advertisements by the target audience. For this, 367 advertisements were evaluated and 350 volunteers responded to an online questionnaire, which allowed the evaluation of the individuals' reactions to some pre-selected advertisements and how they interpret/understand them. Our data reveal a great diversity of advertisements, whose characteristics provoke different reactions in the public, whose linguistic structure can facilitate or hinder their understanding and understanding of their implicit objectives. We observed that advertisements that exploit strong images arouse melancholic and fearful feelings in people. Those who use subjective or more robust linguistic resources - which require prior knowledge from the public - do not facilitate their understanding by the public. On the other hand, those who explore the issue in a more pleasant and creative way, can arouse greater public interest in environmental issues. As far as our knowledge goes, this is the first study dedicated to conducting a comprehensive assessment of environmental advertisements spread around the world, indicating how the advertisements can collaborate with the processes of environmental education, awareness and awareness, in addition to greater engagement of the population in for the environmental cause.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a problemática ambiental que permeia nosso cotidiano, diferentes estratégias para amenizar, remediar ou evitar seu agravamento têm sido utilizadas por instituições, organizações, governos, mídias, dentre outras. Uma dessas estratégias refere-se à realização de campanhas publicitárias ambientais, as quais se utilizam de propagandas criativas e chamativas como parte das estratégias de comunicação ambiental, incorporando atividades voltadas para a divulgação/promoção da causa ambiental. Entretanto, inexiste estudos que tenham avaliado o quanto essas campanhas são eficientes em relação às suas aspirações, a reação do público frente às estratégias de marketing utilizadas nessas propagadas e como as pessoas as interpretam/compreendem. Assim, inspirados nessas lacunas do conhecimento, realizamos uma avaliação sistêmica de diferentes propagandas ambientais (difundidas ou não no âmbito de campanhas publicitárias), com foco em suas características linguísticas e de conteúdo específico, reatividade emocional induzida nas pessoas e o entendimento/compreensão das propagandas pelo público alvo. Para isso, 367 propagandas foram avaliadas e 350 voluntários responderam a um questionário online, o qual permitiu avaliar as reações dos indivíduos frente à algumas propagandas pré-selecionadas e sobre como eles as interpretam/compreendem. Nossos dados, relevam uma grande diversidade de propagandas, cujas características provocam diferentes reações no público, cuja estrutura linguística pode facilitar ou dificultar sua compreensão e entendimento de seus objetivos implícitos. Observamos que as propagandas que exploram imagens fortes despertam sentimentos melancólicos e de medo nas pessoas. Já aquelas que utilizam de recursos linguísticos subjetivos ou mais robustos – que demanda conhecimentos prévios do público – não facilitam sua compreensão pelo público. Por outro lado, aquelas que exploram a problemática de forma mais amena e criativa, podem despertar maior interesse do público para as questões ambientais. Até onde vai nosso conhecimento, esse é o primeiro estudo dedicado a realizar uma avaliação ampla de propagandas ambientais difundidas no mundo inteiro, indicando o quão as propagandas podem colaborar com os processos de educação, sensibilização e conscientização ambiental, além de maior engajamento da população em prol da causa ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Aparecida Campos (2018101330940200@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-11T22:19:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Natalia_Aparecida_Campos.pdf: 4878148 bytes, checksum: e99007c5295bf2ceb2284c7f258e89cf (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Natália, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-05-11T23:49:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Aparecida Campos (2018101330940200@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-15T17:50:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Natalia_Aparecida_Campos_c.pdf: 4985876 bytes, checksum: e1995682b081329625784d0222d98493 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-15T23:35:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Natalia_Aparecida_Campos_c.pdf: 4985876 bytes, checksum: e1995682b081329625784d0222d98493 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-15T23:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Natalia_Aparecida_Campos_c.pdf: 4985876 bytes, checksum: e1995682b081329625784d0222d98493 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerradopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação social.pt_BR
dc.subjectPsicologia da conservação.pt_BR
dc.subjectPublicidade ambiental.pt_BR
dc.subjectBiodiversidade.pt_BR
dc.subjectConservação ambiental.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.titleO QUE AS PROPAGANDAS AMBIENTAIS FALAM E COMO O PÚBLICO AS COMPREENDEM?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Natalia_Aparecida_Campos_c.pdfDissertação Natália Aparecida Campos4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.