Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorAmarante, Antonia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6984217719705385pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:33:50Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:33:50Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1090-
dc.description.abstractThis work has as its theme analysis of games, toys and games and the importance of playing in children's education. In this sense, it pretend to present and discuss about its relevance in the pedagogical practice carried out in children's education and in the integral development of child, with the purpose of building knowledge and learning. Purpose of this research is to understand games, toys and plays, to understand the pedagogical importance of playing in the development of children and its use as a pedagogical tool, which can help in concentration, agility, motor coordination, attention, besides enabling interaction and changes in child's social behavior. Methodology used is based on the bibliographic research, based on researchers of such subject, which we among highlight: Piaget (1975), Vygotsky (2007), Brougère (2002/2004), Benjamim (1984/2000), Huizinga (2007), Froebel (2010) and Kishimoto (1993/2003/2007) with a view to understanding games, toys and play as constituent elements of learning from the possibility of diverse interactions, social manifestations and cultural values, considering that ludic activity stimulates the process of teaching and learning and provides construction of knowledge in the educational, social and personal sphere. We infer that evolution over time of play activities has left to be secondary, used only to entertain child, and had a fundamental role in the educational process that will be defended by several theorists.pt_BR
dc.description.resumoA temática deste é a análise dos jogos, brinquedos, brincadeiras e a importância do brincar na Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar e discutir sua relevância na prática pedagógica realizada na Educação Infantil e no desenvolvimento integral da criança, com intuito da construção do conhecimento e aprendizagens. Destacamos como objetivos dessa investigação compreender os jogos, brinquedos e brincadeiras, entender a importância pedagógica do brincar na formação do desenvolvimento infantil e sua utilização como ferramenta pedagógica, que poderá auxiliar na concentração, agilidade, coordenação motora, atenção, além de possibilitar interação e mudança no comportamento social da criança. A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa bibliográfica, a partir de pesquisadores de tal temática, dentre os quais destacamos: Piaget (1975), Vygotsky (2007), Brougère (2002/2004), Benjamim (1984/2000), Huizinga (2007), Froebel (2010) e Kishimoto (1993/2003/2007) com vistas a compreender os jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos constituintes de aprendizagens a partir da possibilidade de diversas interações, manifestações sociais e valores culturais, tendo em vista que a atividade lúdica estimula o processo de ensino e aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento na esfera educacional, social e pessoal. Inferimos que a evolução ao longo do tempo das ações lúdicas deixou de ser algo secundário, usado somente para entreter a criança, passando a ter um papel fundamental no processo educacional que será defendido por diversos teóricos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T19:10:38Z No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_ANTONIA AMARANTE.pdf: 918704 bytes, checksum: 46986b9df11247503b4362ed3b7735ef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:33:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_ANTONIA AMARANTE.pdf: 918704 bytes, checksum: 46986b9df11247503b4362ed3b7735ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC_PEDAGOGIA_ANTONIA AMARANTE.pdf: 918704 bytes, checksum: 46986b9df11247503b4362ed3b7735ef (MD5) Previous issue date: 2019-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGENSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_ANTONIA AMARANTE.pdf897,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.