Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorCampos, Thais Rosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0567343467777154pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T11:32:22Z-
dc.date.available2020-03-04-
dc.date.available2020-03-05T11:32:22Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1088-
dc.description.abstractTeacher formation is a fundamental part of the students' teaching process, so it is necessary to research and debate on this subject. This research was divided into four sections. The second and third sections were elaborated from a bibliographical study about the history of teacher education, their knowledge and teaching practices, and the fourth section is the analysis of the research data carried out in the City of Morrinhos. The general objective of this work was to carry out a more detailed study on the training of literacy teachers who work or have already worked in the literacy rooms of Morrinhos from 1996 to 2014. And we have as specific objectives: to describe the pedagogical formation of literacy teachers; identify the fundamental elements of teachers' pedagogical practice and detect the teaching knowledge used in classrooms. In this study it was possible to identify some relevant questions about the formation of these literacy teachers. The problem of this research revolves around the question what is the formation of the literacy teachers of the Municipality of Morrinhos? In what area did you become a professional? How are your practices and methods? What are the teaching skills they use in classrooms? The methods used were Oral history and the qualitative method. In the face of analysis, observations and research, we come to the conclusion that more than half of the teachers interviewed in Morrinhos' basic education do not have adequate formation to continue working in the areas in which they are working and that there are also teachers who do not even want to have formation in Degrees.pt_BR
dc.description.resumoA formação docente é uma parte fundamental do processo de ensino dos alunos, sendo assim se faz necessário pesquisar e debater sobre essa temática. Esta pesquisa foi dividida em quatro seções, sendo que a segunda e a terceira seção foram elaboradas a partir de um estudo bibliográfico sobre a história da formação dos professores, seus saberes e práticas docentes e a quarta seção é a análise dos dados da pesquisa realizada na cidade de Morrinhos. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo mais aprofundado sobre a formação das professoras alfabetizadoras que atuam ou já atuaram nas salas de alfabetização de Morrinhos no período de 1996 a 2014. E temos como objetivos específicos: descrever a formação pedagógica das professoras alfabetizadoras; identificar os elementos fundamentais da prática pedagógica dos professores e detectar os saberes docentes usados nas salas de aula. Neste estudo foi possível identificar algumas questões relevantes sobre a formação destas alfabetizadoras. O problema dessa pesquisa gira em torno da questão qual é a formação das professoras alfabetizadoras do Munícipio de Morrinhos? Em que área se profissionalizaram? Como são suas práticas e métodos? Quais são os saberes docentes que elas usam nas salas de aula? Os métodos utilizados foram à história Oral e o método qualitativo. Diante das análises, observações e pesquisas, chegamos ao resultado de que mais da metade das professoras entrevistadas da educação básica de Morrinhos não possuem formação adequada para continuar atuando nas áreas em que estão em exercício e que há também professoras que nem se quer possuem formação em licenciaturas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-04T18:55:37Z No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAIS ROSA DE CAMPOS.pdf: 710476 bytes, checksum: 70231b26d2b81ca223877b97c66a964b (MD5) THAIS ROSA DE CAMPOS .pdf: 242704 bytes, checksum: 413c34b8c37f74207fd57548706dec7c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-05T11:31:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAIS ROSA DE CAMPOS.pdf: 710476 bytes, checksum: 70231b26d2b81ca223877b97c66a964b (MD5) THAIS ROSA DE CAMPOS .pdf: 242704 bytes, checksum: 413c34b8c37f74207fd57548706dec7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC_PEDAGOGIA_THAIS ROSA DE CAMPOS.pdf: 710476 bytes, checksum: 70231b26d2b81ca223877b97c66a964b (MD5) THAIS ROSA DE CAMPOS .pdf: 242704 bytes, checksum: 413c34b8c37f74207fd57548706dec7c (MD5) Previous issue date: 2017-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAlfabetizadorespt_BR
dc.subjectMorrinhos, GOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE MORRINHOS - GO 1996 a 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_PEDAGOGIA_THAIS ROSA DE CAMPOS.pdf693,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
THAIS ROSA DE CAMPOS .pdfTAPE237,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.