Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3829
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ÁREA DE CONHECIMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA NO BRASIL: UM ESTUDO DE UM CONJUNTO DE TESES
Autor(es): Campos, Hugo de Sousa
Primeiro Orientador: Carvalho, Leonice de Andrade
Primeiro Coorientador: Passos, Lucas dos Santos
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida dentro das grandes problemáticas da Educação Financeira e da Educação em Ciências e Matemática, partindo da seguinte pergunta: Como a temática investigativa da Educação Financeira se apresenta em conjunto de teses brasileiras da área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática em termos de seus fundamentos teóricos? Desse modo, a pesquisa procurou como seu objetivo central estudar um conjunto de teses brasileiras de Educação Financeira desenvolvidas na área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática buscando compreender como essas pesquisas específicas se apresentam em termos de seus fundamentos teóricos sobre a temática investigativa da Educação Financeira. Para tanto, tentando responder à pergunta de pesquisa e alcançar seu objetivo proposto, realizou-se um estado do conhecimento de seis teses brasileiras sobre a Educação Financeira desenvolvidas na área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática, sendo que as teses foram selecionadas a partir de uma busca sistemática e pré-definida no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No trabalho que ora se apresenta, com estado do conhecimento empregado, pretende-se então detalhar os dados bibliográficos desse conjunto de teses, bem como realizar uma descrição de elementos importantes das mesmas e, finalmente, propor uma análise nos termos propostos.
Abstract: The present work is research developed within the great issues within Financial Education and Education in Sciences and Mathematics, starting from the following question: How does the investigative theme of Financial Education present itself in a set of Brazilian theses in the area of knowledge of Science and Mathematics Teaching in terms of its theoretical foundations? Thus, the research sought as its central goal to study a set of Brazilian theses on Financial Education developed in the field of Science Teaching and Mathematics Teaching seeking to understand how these specific studies present themselves regarding their theoretical foundations on the investigative theme of Financial Education. To this end, in an attempt to answer the research question and reach its proposed goal, six Brazilian theses on Financial Education developed in the area of knowledge of Science and Mathematics Teaching were examined, having such theses been selected from a systematic and predefined search in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The work that is now presented, with the state of knowledge employed, is then intended to detail the bibliographic data of this set of theses, as well as to carry out a description of their important elements and, ultimately, to propose an analysis in the proposed terms.
Palavras-chave: Educação Financeira
Financial Education
Estado do conhecimento
State of knowledge
Ensino de Ciências e Matemática
Science and Mathematics Teaching
Educação em Ciências e Matemática
Education in Sciences and Mathematics
Educação Matemática
Math Education
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3829
Data do documento: 8-Ago-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Hugo de Sousa Campos.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.