Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3766
Tipo: | Livro |
Título: | CIÊNCIA EM QUADRINHOS |
Autor(es): | Oliveira, Elôany Lázara de Malafaia, Guilherme |
Resumo: | Nesta coletânea, disponibilizamos doze histórias em quadrinhos inéditas desenvolvidas no Programa de Pós graduação em Ensino para a Educação Básica Essas HQ ´ s foram construídas a partir de artigos científicos desenvolvidos por estudiosos brasileiros e estrangeiros e que foram publicados em revistas de renome internacional Motivados e inspirados nas relevantes questões que defendem as iniciativas de popularização da Ciência e as HQ ´ s como potencial ferramenta para trabalhar os estudos científicos, acreditamos que nosso trabalho seconfigura em uma iniciativa inovadora e alternativa de popularizar o conhecimento científico produzido e elaborado por diversos pesquisadores para o público amplo nas variadas instituições de ensino. Para o uso das histórias em quadrinhos nas escolas, sugere se que sejam trabalhadas complementarmente em turmas do Ensino Fundamental II da Educação Básica de acordo com os conteúdos relacionados. A partir de uma contextualização prévia, as HQ ´ s exploram questões ambientais como poluição, bioma Cerrado, organização e dinâmicas de espécies relacionadas à saúde como a contribuição de pesquisas no desenvolvimento de vacina, estudo sobre a Covid 19 No entanto, as historinhas podem contribuir de forma dinâmica sobre o estudo dos conteúdos em curso. Resumidamente as histórias compreendem narrativas com enredos e personagens que tratam a temática central de cada artigo científico perante uma forma descontraída e envolvente. |
Abstract: | In this collection, we make available twelve unpublished comics developed in the Graduate Program in Teaching for Basic Education These comics were built from scientific articles developed by Brazilian and foreign scholars and that were published in internationally renowned magazines Motivados e Inspired in the relevant issues that defend the initiatives for the popularization of Science and comics as a potential tool to work on scientific studies, we believe that our work is configured in an innovative and alternative initiative to popularize the scientific knowledge produced and elaborated by several researchers for the public widespread in various educational institutions. For the use of comics in schools, it is suggested that they be used in a complementary way in classes of Elementary School II of Basic Education, according to the related contents. From a previous contextualization, the comics explore environmental issues such as pollution, Cerrado biome, organization and dynamics of species related to health, such as the contribution of research in vaccine development, study on Covid 19 However, the stories can contribute dynamically on the study of the contents in progress. Briefly, the stories comprise narratives with plots and characters that deal with the central theme of each scientific article in a relaxed and engaging way. |
Palavras-chave: | Ciência Educação História em quadrinhos |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3766 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Editora IF Goiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-book_Ciência em Quadrinhos.pdf | 31,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.