Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3726
Tipo: Livro
Título: GEOMETRIA ESPACIAL PARA A EJA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM AUXILIO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA
Título(s) alternativo(s): Spatial geometry for EJA: a pedagogical proposal exploring the geometric solids with the aid of GeoGebra Dynamic Geometry software
Autor(es): Silva, Eber Oliveira
Faria, Elisabeth Cristina de
Resumo: Este livro digital interativo é uma obra original caracterizada por se tratar de uma proposta pedagógica elaborada para alunos e fundamentada, teoricamente, em uma pesquisa bibliográfica, na qual se buscou compreender como se dá o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos jovens e adultos, com ênfase nos principais desafios enfrentados pelo professor e pela escola e quais possibilidades poderiam potencialmente ser exploradas na pretensão de tornar significativo o ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante do descaso com o ensino da geometria escolar, da escassez de materiais pedagógicos especificamente elaborados para a EJA e da falta de sentido que os alunos da EJA demonstram perceber na forma como os conteúdos geométricos normalmente são ensinados na escola, propomos elaborar e disponibilizar ao caro aluno da EJA, estendendo-se a outros que porventura vierem a se interessar, um material que os auxilie na compreensão de tão importantes conteúdos, de modo que os faça perceber a beleza da Geometria enquanto ciência primordial para a compreensão do mundo que nos cerca. Nesse sentido, essa proposta traz algumas orientações importantes para o estudo de sólidos geométricos, mais especificamente direcionadas a alunos que não tiveram a oportunidade de aprofundar no estudo de Geometria Espacial, tratando esses assuntos de maneira leve, envolvente e de fácil compreensão, com uma linguagem simples e detalhada, proporcionando ao leitor as condições necessárias para o estudo, valorizando seus conhecimentos prévios, respeitando seus níveis de pensamento geométrico e permitindo-lhes participar ativamente da construção do próprio conhecimento, de modo que a aprendizagem seja, de fato, significativa. A essência desta obra é uma proposta pedagógica com exemplos de atividades no GeoGebra 3D, que o leitor pode propor ao seu professor explorar durante as aulas, caso ache conveniente, e ainda terá a rica oportunidade de estudar em casa e aprimorar seus conhecimentos, principalmente em tempos nos quais o acesso presencial à escola não está tão fácil, como a exemplo da fase pandêmica na qual nosso país e o mundo momentaneamente se encontram.
Abstract: This interactive digital book is an original work characterized by being a pedagogical proposal designed for students and theoretically based on a bibliographical research, in which we sought to understand how the geometric thinking of young and adult students develops, with emphasis on on the main challenges faced by the teacher and the school and what possibilities could potentially be explored in order to make the teaching and learning of Spatial Geometry meaningful in Youth and Adult Education (EJA). Faced with the neglect of the teaching of school geometry, the scarcity of pedagogical materials specifically designed for EJA and the lack of meaning that EJA students seem to perceive in the way geometric contents are normally taught at school, we propose to elaborate and make available to the dear EJA student, extending to others who may be interested, a material that helps them understand such important contents, in a way that makes them realize the beauty of Geometry as a primordial science for understanding the world that surrounds us. In this sense, this proposal brings some important guidelines for the study of geometric solids, more specifically aimed at students who did not have the opportunity to deepen in the study of Spatial Geometry, treating these subjects in a light, engaging and easy to understand way, with a language simple and detailed, providing the reader with the necessary conditions for the study, valuing their previous knowledge, respecting their levels of geometric thinking and allowing them to actively participate in the construction of their own knowledge, so that learning is, in fact, meaningful. The essence of this work is a pedagogical proposal with examples of activities in GeoGebra 3D, which the reader can propose to his teacher to explore during classes, if he finds it convenient, and he will still have the rich opportunity to study at home and improve his knowledge, mainly in times in which face-to-face access to school is not so easy, such as the pandemic phase in which our country and the world are momentarily.
Palavras-chave: EJA
GeoGebra
Geometria Espacial
Pensamento Geométrico
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3726
Data do documento: 24-Jun-2023
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Geometria Espacial para EJA_Eber Oliveira Silva.pdfEssa obra apresenta, em uma linguagem simples, uma proposta de estudo de geometria espacial com auxílio do software de Geometria Dinâmica GeoGebra.8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.