Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3633
Tipo: Livro
Título: PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: APLICAÇÃO NA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E POTENCIAL BENÉFICO NA SAÚDE HUMANA
Autor(es): Egea, Mariana Buranelo
Oliveira Filho, Josemar Gonçalves de
Resumo: As plantas alimentícias não convencionais, conhecidas pela sigla PANCs, são hortaliças, frutas, flores ou ervas que crescem espontaneamente na natureza, mas, por desconhecimento da maioria das pessoas, acabam sendo confundidas com ervas daninhas. Os estudos científicos sobre as PANCs têm revelado que essas espécies, até então não conhecidas por parte da população, são ricas em muitos nutrientes importantes para a saúde humana e apresentam um grande potencial para o desenvolvimento de novos alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. Em virtude disso, muitos pesquisadores têm se dedicado ao estudo das propriedades nutricionais, tecnológicas e potencial bioativo dessas espécies. Assim, o objetivo desta obra é fornecer conhecimento teórico sobre o potencial das PANCs para uso na tecnologia de alimentos e seu impacto na saúde humana. Todo esse conhecimento e experiência é demonstrado nos quatro capítulos desta obra, a partir de revisão bibliográfica e discussões por parte do grupo de pesquisadores que compõem a autoria dos capítulos. A presente obra Plantas alimentícias não convencionais: aplicação na tecnologia de alimentos e potencial benéfico na saúde humana traz quatro capítulos de revisão bibliográfica sobre PANCs. O primeiro capítulo estabelece o histórico das PANCs no Brasil e a sua importância na alimentação humana, estabelecendo uma visão geral de todas as plantas que são utilizadas com finalidade alimentícia no país independente da espécie. O segundo capítulo fornece uma visão geral da composição química das folhas e da goma de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), de suas principais aplicações na área de alimentos e de seu potencial uso como matéria-prima para a formação de filmes poliméricos, visando à substituição de embalagens plásticas derivadas de fontes não-renováveis, como o petróleo. O terceiro capítulo apresenta o potencial nutracêutico do camu-camu (Myrciaria dubia) como fonte de vitamina C e de compostos bioativos – compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas. Além do potencial nutricional, este trabalho também abordou o processamento do fruto na forma de polpa congelada, geleia, picolés, bem como seu potencial farmacológico. Por fim, o quarto capítulo desta obra sumariza 8 os potenciais efeitos metabólicos do açafrão-da-terra (Curcuma longa) por evidências científicas e o seu modo de uso na fitoterapia para a promoção da saúde e prevenção de doenças como diabetes, depressão, artrite reumatóide e outras. Nesse sentido, esperamos que este e-book possa intensificar as pesquisas voltadas a essas temáticas, trazendo mais estudantes, pesquisadores e entusiastas para essa área, e possa ser um estímulo para a busca de novas tecnologias relacionadas às áreas de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Palavras-chave: agricultura familiar
soberania alimentar
propriedades nutricionais
compostos bioativos
Pereskia Aculeata Miller
Arabinogalactanas
Filmes Poliméricos
Embalagens para alimentos
Amazônico
Processamento
Cúrcuma
Curcuma longa
Curcumina
Fitoterapia
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3633
Data do documento: Mai-2023
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro PANC.pdf13,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.