Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3159
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Ribeiro, Marília Gabriela
Primeiro Orientador: Andrade, Wesley Lima de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos e as brincadeiras na educação infantil contribuem no contexto escolar. Ao introduzir jogos e brincadeiras na educação infantil, evidencia-se a percepção de alguns autores no processo de ensino aprendizagem na primeira infância. Nessa pesquisa percebe-se que o lúdico, no processo de ensino aprendizagem, contribui diretamente no desenvolvimento da criança, estabelecendo habilidades físicas, cognitivas, sociais, culturais, incentivando o interesse da criança a ser criativo despertando a imaginação e a linguagem. Para atingir os objetivos apresentados, buscou-se a fundamentação teórica para compreender como o brincar faz parte das necessidades básicas de uma criança e o quanto contribui para o desenvolvimento. Além disso, refletiu-se que nos jogos e nas brincadeiras tanto mais simples quanto elaboradas a criança constrói seu próprio conhecimento proporcionando um desenvolvimento integral. A introdução do lúdico no âmbito escolar traz uma junção da imaginação com o que está a sua volta, a criança constrói elos com outras crianças saindo da sua zona de conforto e tendo trocas de experiências. Com isso, constata-se que utilizar brinquedos, jogos, brincadeiras com fins pedagógicos de maneira divertida e alegre no processo ensino aprendizagem na primeira infância escolar passam a ser mais gratificantes, pois esses momentos ficarão marcados na memória das crianças.
Abstract: This research aims to understand how games and games in early childhood education contribute to the school context. By introducing games and games in early childhood education, the perception of some authors in the teaching-learning process in early childhood becomes evident. In this research, it is clear that the playful, in the teaching-learning process, directly contributes to the child's development, establishing physical, cognitive, social, and cultural skills, encouraging the child's interest to be creative, awakening imagination and language. To achieve the objectives presented, the theoretical foundation was seeking to understand how playing is part of a child's basic needs and how much it contributes to development. In addition, it was reflected that in games and games, both simpler and more elaborate, the child builds his own knowledge, providing an integral development. The introduction of playfulness in the school environment brings a junction of imagination with what is around them, the child builds bonds with other children leaving their comfort zone and having exchanges of experiences. With this, it appears that using toys, games, and games for pedagogical purposes in a fun and joyful way in the teaching-learning process in early childhood school becomes more rewarding, as these moments will be marked in the children's memory.
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Lúdico
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3159
Data do documento: 14-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Marília Gabriela Ribeiro.pdfDocumento Ata de Defesa440,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Marília Gabriela Ribeiro.pdfTermo de Autorização196,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Marília Gabriela Ribeiro.pdfTrabalho de Conclusão333,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.