Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Wesley Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5547804858419851pt_BR
dc.creatorRibeiro, Marília Gabriela-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9180410599521721pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T17:42:40Z-
dc.date.available2022-11-14-
dc.date.available2022-12-01T17:42:40Z-
dc.date.issued2022-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3159-
dc.description.abstractThis research aims to understand how games and games in early childhood education contribute to the school context. By introducing games and games in early childhood education, the perception of some authors in the teaching-learning process in early childhood becomes evident. In this research, it is clear that the playful, in the teaching-learning process, directly contributes to the child's development, establishing physical, cognitive, social, and cultural skills, encouraging the child's interest to be creative, awakening imagination and language. To achieve the objectives presented, the theoretical foundation was seeking to understand how playing is part of a child's basic needs and how much it contributes to development. In addition, it was reflected that in games and games, both simpler and more elaborate, the child builds his own knowledge, providing an integral development. The introduction of playfulness in the school environment brings a junction of imagination with what is around them, the child builds bonds with other children leaving their comfort zone and having exchanges of experiences. With this, it appears that using toys, games, and games for pedagogical purposes in a fun and joyful way in the teaching-learning process in early childhood school becomes more rewarding, as these moments will be marked in the children's memory.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos e as brincadeiras na educação infantil contribuem no contexto escolar. Ao introduzir jogos e brincadeiras na educação infantil, evidencia-se a percepção de alguns autores no processo de ensino aprendizagem na primeira infância. Nessa pesquisa percebe-se que o lúdico, no processo de ensino aprendizagem, contribui diretamente no desenvolvimento da criança, estabelecendo habilidades físicas, cognitivas, sociais, culturais, incentivando o interesse da criança a ser criativo despertando a imaginação e a linguagem. Para atingir os objetivos apresentados, buscou-se a fundamentação teórica para compreender como o brincar faz parte das necessidades básicas de uma criança e o quanto contribui para o desenvolvimento. Além disso, refletiu-se que nos jogos e nas brincadeiras tanto mais simples quanto elaboradas a criança constrói seu próprio conhecimento proporcionando um desenvolvimento integral. A introdução do lúdico no âmbito escolar traz uma junção da imaginação com o que está a sua volta, a criança constrói elos com outras crianças saindo da sua zona de conforto e tendo trocas de experiências. Com isso, constata-se que utilizar brinquedos, jogos, brincadeiras com fins pedagógicos de maneira divertida e alegre no processo ensino aprendizagem na primeira infância escolar passam a ser mais gratificantes, pois esses momentos ficarão marcados na memória das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Gabriela Ribeiro (marilia.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T17:11:37Z No. of bitstreams: 3 documento ATA de defesa.pdf: 451211 bytes, checksum: 9d9dfc442c35847ca21eb4946d3caa75 (MD5) termo_de_autorizacao (Marília Gabriela (1).pdf: 200916 bytes, checksum: 178fb28c8c2efeba7f312ec4cb1213ff (MD5) Artigo Científico Marília Gabriela Ribeiro.pdf: 341711 bytes, checksum: dc1e8e097f5894e3d264bfbdee4fc00c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T17:32:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 documento ATA de defesa.pdf: 451211 bytes, checksum: 9d9dfc442c35847ca21eb4946d3caa75 (MD5) termo_de_autorizacao (Marília Gabriela (1).pdf: 200916 bytes, checksum: 178fb28c8c2efeba7f312ec4cb1213ff (MD5) Artigo Científico Marília Gabriela Ribeiro.pdf: 341711 bytes, checksum: dc1e8e097f5894e3d264bfbdee4fc00c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T17:42:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 documento ATA de defesa.pdf: 451211 bytes, checksum: 9d9dfc442c35847ca21eb4946d3caa75 (MD5) termo_de_autorizacao (Marília Gabriela (1).pdf: 200916 bytes, checksum: 178fb28c8c2efeba7f312ec4cb1213ff (MD5) Artigo Científico Marília Gabriela Ribeiro.pdf: 341711 bytes, checksum: dc1e8e097f5894e3d264bfbdee4fc00c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-01T17:42:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 documento ATA de defesa.pdf: 451211 bytes, checksum: 9d9dfc442c35847ca21eb4946d3caa75 (MD5) termo_de_autorizacao (Marília Gabriela (1).pdf: 200916 bytes, checksum: 178fb28c8c2efeba7f312ec4cb1213ff (MD5) Artigo Científico Marília Gabriela Ribeiro.pdf: 341711 bytes, checksum: dc1e8e097f5894e3d264bfbdee4fc00c (MD5) Previous issue date: 2022-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Associação Brasileira de Psicopedagogia. v. 27 n. 83, 2010. ANDRADE, Luzia Rodrigues de. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. 2018. BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003. BOMTEMPO, E. Brincando se aprende: uma trajetória de produção científica. 1997. Tese de BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC, 1998. BROUGÈRE, Gilles. O brinquedo, objeto extremo. In: ____. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2001. Fontes, 1989. CÂNDIDO, V.S. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Trabalho de conclusão de curso ao Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro- PB, p.13-43, 2014. CAROLINE, Thais Rodrigues Candido. A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil. Alfenas, 2021. CORDAZZO, Scheila T. D.; VIEIRA, Mauro L. Caracterização de Brincadeiras de Crianças em Idade Escolar.2008. DA SILVA, Rogério Correia. As culturas infantis e os projetos de jogos e brincadeiras em espaços de Educação Infantil: um estudo de caso. Paidéia, 2012. DE MORAIS, Bruna Tavares; DE MORAIS, Paulo Henrique. O USO DE JOGOS E SUAS IMPLICAÇÕES COMO FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL. FACCI, Marilda Gonçalves Dias; A Periodização Do Desenvolvimento Psicológico Individual Na Perspectiva De Leontiev, Elkonin E Vigostski, Campinas, 2004. FREITAG, M.E.C.V. O brincar na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso em Especialização Educação Infantil. Florianópolis- SC, p.5-19, 2012. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUSSO, S. de F. K; SCHUARTZ, M. A. A criança e o lúdico: A importância do Brincar. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI057.p df> Acesso em: 01 agost 2021. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 5a ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Pioneira, São Paulo, 1994. KISHIMOTO, Tizuko Morchida.Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortês, 1994. L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 1998b. p. 119-142 LEONTIEV, A.N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, Livre-docência, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. LOBO, C.J. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013. LOPES, V. G. Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006. MARTINS, Gabriela Dal Forno; VIEIRA, Mauro Luís; OLIVEIRA, Ana Maria Faraco de. Concepções de professores sobre brincadeira e sua relação com o desenvolvimento na educação infantil. Interação em Psicologia, 2006, v. 10, n. 2, p. 273-285. MATTOS, Regiane C. F.; FARIA, Moacir Alves de. Jogo e Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação. Volume 2, nº 1, 2011. Disponível em: <http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v2-n1-2011/Regiane.pdf>. Acesso em: 09 jul 2022. MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil. Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 16–27, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097. Acesso em: 30 ago. 2021. NAVARRO, Mariana Stoeterau; O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.UNICAMP, 2009. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração, Catalão, 2011. PESSANHA, Luciana dos Santos Jorge. O LÚDICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 34, p. 100-106, 2021. ROLIM, Amanda A. M; GUERRA, Siena S. F; TASSIGNY, Mônica M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades. Fortaleza, v.23, n. 2, p. 176-180,jul/dez 2008. Disponível em < http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar+_vygotsky.pdf>. Acesso em 09 fev 2022. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007 SILVA, Lília Moreira Roque da. A contribuição do lúdico no processo de ensino-aprendizagem: uma visão psicopedagógica. 2016. SILVEIRA, Marcia C. da. Atividades lúdicas e a matemática. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.113- 129. SPODEK, B.; SARACHO, O. N. Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: Artmed, 1998. VIGOTSKI, L.S. Linguagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar.São Paulo: EDUSP, 1998. p. 103-117. WINNICOTT, D. W.A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Marília Gabriela Ribeiro.pdfDocumento Ata de Defesa440,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Marília Gabriela Ribeiro.pdfTermo de Autorização196,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Marília Gabriela Ribeiro.pdfTrabalho de Conclusão333,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.