Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Autor(es): | Santos, Danilo |
Primeiro Orientador: | Medrado, Jackelyne |
Primeiro Membro da Banca: | Santos, Werica |
Segundo Membro da Banca: | Mota, Eliane |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a literatura sobre os materiais didáticos adaptados para o ensino de matemática a alunos com deficiência visual, a fim de responder à pergunta: Quais são as ferramentas e estratégias que estão sendo usadas para ensinar matemática a alunos com deficiência visual? Para isso, seguimos o método de pesquisa bibliográfica proposto por Gil (2002). Revisamos trabalhos publicados nas plataformas Capes e Google Acadêmico, categorizando-os em materiais táteis e revisões bibliográficas. O tratamento dos dados passou por quatro etapas: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados mostraram as potencialidades e desafios no ensino de matemática com alunos deficientes visuais por meio dos materiais didáticos adaptados. Foi possível identificar avanços no campo da Educação Inclusiva, contudo ainda há a necessidade de mais pesquisas na área, desenvolvimento de materiais específicos ao processo de ensino e aprendizagem de matemática com alunos deficientes visuais, além da formação adequada do professor de matemática. |
Abstract: | This work aims to analyze the literature on the adapted teaching materials for teaching mathematics to students with visual impairment, in order to answer the question: What are the tools and strategies that are being used to teach mathematics to students with visual impairment? For this, we followed the bibliographic research method proposed by Gil (2002). We reviewed works published on the Capes and Google Scholar platforms, categorizing them into tactile materials and literature reviews. The data treatment went through four stages: exploratory, selective, analytical and interpretive reading. The results showed the potentialities and challenges in teaching mathematics with visually impaired students through the adapted teaching materials. It was possible to identify advances in the field of Inclusive Education, however there is still a need for more research in the area, development of specific materials for the teaching and learning process of mathematics with visually impaired students, as well as the adequate training of the mathematics teacher. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Ensino de matemática Deficiência visual Revisão da literatura |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Danilo.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.