Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): Santos, Danilo
Primeiro Orientador: Medrado, Jackelyne
Primeiro Membro da Banca: Santos, Werica
Segundo Membro da Banca: Mota, Eliane
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a literatura sobre os materiais didáticos adaptados para o ensino de matemática a alunos com deficiência visual, a fim de responder à pergunta: Quais são as ferramentas e estratégias que estão sendo usadas para ensinar matemática a alunos com deficiência visual? Para isso, seguimos o método de pesquisa bibliográfica proposto por Gil (2002). Revisamos trabalhos publicados nas plataformas Capes e Google Acadêmico, categorizando-os em materiais táteis e revisões bibliográficas. O tratamento dos dados passou por quatro etapas: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados mostraram as potencialidades e desafios no ensino de matemática com alunos deficientes visuais por meio dos materiais didáticos adaptados. Foi possível identificar avanços no campo da Educação Inclusiva, contudo ainda há a necessidade de mais pesquisas na área, desenvolvimento de materiais específicos ao processo de ensino e aprendizagem de matemática com alunos deficientes visuais, além da formação adequada do professor de matemática.
Abstract: This work aims to analyze the literature on the adapted teaching materials for teaching mathematics to students with visual impairment, in order to answer the question: What are the tools and strategies that are being used to teach mathematics to students with visual impairment? For this, we followed the bibliographic research method proposed by Gil (2002). We reviewed works published on the Capes and Google Scholar platforms, categorizing them into tactile materials and literature reviews. The data treatment went through four stages: exploratory, selective, analytical and interpretive reading. The results showed the potentialities and challenges in teaching mathematics with visually impaired students through the adapted teaching materials. It was possible to identify advances in the field of Inclusive Education, however there is still a need for more research in the area, development of specific materials for the teaching and learning process of mathematics with visually impaired students, as well as the adequate training of the mathematics teacher.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Ensino de matemática
Deficiência visual
Revisão da literatura
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Danilo.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.