Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medrado, Jackelyne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268922367728373pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Werica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2913120198173580pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Eliane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.creatorSantos, Danilo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735113486789477pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-05T00:17:02Z-
dc.date.available2024-01-05T00:17:02Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4140-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the literature on the adapted teaching materials for teaching mathematics to students with visual impairment, in order to answer the question: What are the tools and strategies that are being used to teach mathematics to students with visual impairment? For this, we followed the bibliographic research method proposed by Gil (2002). We reviewed works published on the Capes and Google Scholar platforms, categorizing them into tactile materials and literature reviews. The data treatment went through four stages: exploratory, selective, analytical and interpretive reading. The results showed the potentialities and challenges in teaching mathematics with visually impaired students through the adapted teaching materials. It was possible to identify advances in the field of Inclusive Education, however there is still a need for more research in the area, development of specific materials for the teaching and learning process of mathematics with visually impaired students, as well as the adequate training of the mathematics teacher.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a literatura sobre os materiais didáticos adaptados para o ensino de matemática a alunos com deficiência visual, a fim de responder à pergunta: Quais são as ferramentas e estratégias que estão sendo usadas para ensinar matemática a alunos com deficiência visual? Para isso, seguimos o método de pesquisa bibliográfica proposto por Gil (2002). Revisamos trabalhos publicados nas plataformas Capes e Google Acadêmico, categorizando-os em materiais táteis e revisões bibliográficas. O tratamento dos dados passou por quatro etapas: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados mostraram as potencialidades e desafios no ensino de matemática com alunos deficientes visuais por meio dos materiais didáticos adaptados. Foi possível identificar avanços no campo da Educação Inclusiva, contudo ainda há a necessidade de mais pesquisas na área, desenvolvimento de materiais específicos ao processo de ensino e aprendizagem de matemática com alunos deficientes visuais, além da formação adequada do professor de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danilo Vasconceilos dos Santos (danilo.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-01-04T20:33:04Z No. of bitstreams: 1 tcc_Danilo.pdf: 3415271 bytes, checksum: 36a4826de0c829be57912e09246ddbbe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-01-05T00:16:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Danilo.pdf: 3415271 bytes, checksum: 36a4826de0c829be57912e09246ddbbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-05T00:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Danilo.pdf: 3415271 bytes, checksum: 36a4826de0c829be57912e09246ddbbe (MD5) Previous issue date: 2023-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectRevisão da literaturapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleRECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Danilo.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.