Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3755
Tipo: Livro
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: NOTAS SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PEDAGÓGICOS E PSICOLÓGICOS
Autor(es): Andrade, Leonardo Carlos de
Resumo: Esta obra, tem como objetivo apresentar os fundamentos essenciais da pedagogia histórico-crítica, em diálogo com os clássicos dessa teoria pedagógica e com as obras de referência captadas por Andrade (2022). Para tanto, organizamos uma síntese ao longo de 3 capítulos, apresentando o surgimento da pedagogia histórico-crítica e notas histórico-dialéticas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos. No primeiro capítulo, encontra-se uma contextualização histórica do surgimento da pedagogia histórico-crítica, elaborada sincronicamente com as polêmicas de seu tempo (meados dos anos 80). Em seguida, apresentamos, no segundo capítulo, os fundamentos filosóficos nucleares da pedagogia histórico-crítica: I) Trabalho e Formação Humana; II) Gênero Humano e Trabalho Educativo; III) Alienação e Luta de Classes; e IV) Emancipação e Liberdade. Para isso, expomos nossas sínteses a partir de reflexões acerca do movimento dialético entre trabalho, educação, luta de classes e busca pela emancipação. No terceiro capítulo, dispomos sobre os fundamentos pedagógicos e psicológicos a partir de uma síntese de múltiplas determinações que constituem as categorias e o movimento na unidade entre psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica: I) Educação Escolar; II) Conhecimento Escolar; e III) Didática histórico crítica. Com a finalidade de exposição do nosso objeto, apresentamos, também, uma síntese teórica acerca da articulação entre educação escolar, conhecimento científico, artístico, filosófico e do método pedagógico.
Abstract: This work aims to present the essential foundations of historical-critical pedagogy, in dialogue with the classics of this pedagogical theory and with the reference works captured by Andrade (2022). To do so, we organized a synthesis over 3 chapters, presenting the emergence of historical-critical pedagogy and historical-dialectical notes on the philosophical, pedagogical and psychological foundations. In the first chapter, there is a historical context of the emergence of historical-critical pedagogy, elaborated synchronically with the polemics of its time (mid-1980s). Then, in the second chapter, we present the core philosophical foundations of historical-critical pedagogy: I) Work and Human Education; II) Human Gender and Educational Work; III) Alienation and Class Struggle; and IV) Emancipation and Freedom. For this, we expose our syntheses from reflections on the dialectical movement between work, education, class struggle and the search for emancipation. In the third chapter, we provide the pedagogical and psychological foundations from a synthesis of multiple determinations that constitute the categories and the movement in the unity between historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy: I) School Education; II) School Knowledge; and III) Critical historical didactics. With the purpose of exposing our object, we also present a theoretical synthesis about the articulation between school education, scientific, artistic, philosophical knowledge and the pedagogical method.
Palavras-chave: Educação
Pedagogia
Fundamentos da Educação
Pedagogia Histórico-Crítica
Instituto Federal Goiano
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: ANDRADE, Leonardo Carlos de. Pedagogia Histórico-Crítica: Notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos. 1. ed. Goiânia: Editora IFGoiano, 2023.146 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3755
Data do documento: 9-Jul-2023
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book_Pedagogia Histórico-Crítica: Notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos.pdf/ Leonardo Carlos de Andrade2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.