Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Leonardo Carlos de-
dc.date.accessioned2023-07-09T23:36:04Z-
dc.date.available2023-07-09-
dc.date.available2023-07-09T23:36:04Z-
dc.date.issued2023-07-09-
dc.identifier.citationANDRADE, Leonardo Carlos de. Pedagogia Histórico-Crítica: Notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos. 1. ed. Goiânia: Editora IFGoiano, 2023.146 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-87469-48-5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3755-
dc.descriptionPesquisa premiada pela SBPC 2020.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the essential foundations of historical-critical pedagogy, in dialogue with the classics of this pedagogical theory and with the reference works captured by Andrade (2022). To do so, we organized a synthesis over 3 chapters, presenting the emergence of historical-critical pedagogy and historical-dialectical notes on the philosophical, pedagogical and psychological foundations. In the first chapter, there is a historical context of the emergence of historical-critical pedagogy, elaborated synchronically with the polemics of its time (mid-1980s). Then, in the second chapter, we present the core philosophical foundations of historical-critical pedagogy: I) Work and Human Education; II) Human Gender and Educational Work; III) Alienation and Class Struggle; and IV) Emancipation and Freedom. For this, we expose our syntheses from reflections on the dialectical movement between work, education, class struggle and the search for emancipation. In the third chapter, we provide the pedagogical and psychological foundations from a synthesis of multiple determinations that constitute the categories and the movement in the unity between historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy: I) School Education; II) School Knowledge; and III) Critical historical didactics. With the purpose of exposing our object, we also present a theoretical synthesis about the articulation between school education, scientific, artistic, philosophical knowledge and the pedagogical method.pt_BR
dc.description.resumoEsta obra, tem como objetivo apresentar os fundamentos essenciais da pedagogia histórico-crítica, em diálogo com os clássicos dessa teoria pedagógica e com as obras de referência captadas por Andrade (2022). Para tanto, organizamos uma síntese ao longo de 3 capítulos, apresentando o surgimento da pedagogia histórico-crítica e notas histórico-dialéticas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos. No primeiro capítulo, encontra-se uma contextualização histórica do surgimento da pedagogia histórico-crítica, elaborada sincronicamente com as polêmicas de seu tempo (meados dos anos 80). Em seguida, apresentamos, no segundo capítulo, os fundamentos filosóficos nucleares da pedagogia histórico-crítica: I) Trabalho e Formação Humana; II) Gênero Humano e Trabalho Educativo; III) Alienação e Luta de Classes; e IV) Emancipação e Liberdade. Para isso, expomos nossas sínteses a partir de reflexões acerca do movimento dialético entre trabalho, educação, luta de classes e busca pela emancipação. No terceiro capítulo, dispomos sobre os fundamentos pedagógicos e psicológicos a partir de uma síntese de múltiplas determinações que constituem as categorias e o movimento na unidade entre psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica: I) Educação Escolar; II) Conhecimento Escolar; e III) Didática histórico crítica. Com a finalidade de exposição do nosso objeto, apresentamos, também, uma síntese teórica acerca da articulação entre educação escolar, conhecimento científico, artístico, filosófico e do método pedagógico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Carlos de Andrade (leonardo.andrade@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-09T17:43:23Z No. of bitstreams: 1 Livro_Leonardo Andrade.pdf: 2132040 bytes, checksum: 49eaf7aa3cb942c5d963699fb14b4db7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-09T23:33:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Livro_Leonardo Andrade.pdf: 2132040 bytes, checksum: 49eaf7aa3cb942c5d963699fb14b4db7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-09T23:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livro_Leonardo Andrade.pdf: 2132040 bytes, checksum: 49eaf7aa3cb942c5d963699fb14b4db7 (MD5) Previous issue date: 2023-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectInstituto Federal Goianopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titlePEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: NOTAS SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PEDAGÓGICOS E PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book_Pedagogia Histórico-Crítica: Notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos.pdf/ Leonardo Carlos de Andrade2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.