Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO (A) COM A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES E REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA |
Título(s) alternativo(s): | THE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGIST WITH PSYCHOMOTRICITY IN CHILD EDUCATION: ANALYSIS AND REFLECTIONS FOR THE DEVELOPMENT OF THE CHILD |
Autor(es): | Matos, Edijane Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Paula, Marcos Vinicius Guimarães de |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Luciane Nunes |
Segundo Membro da Banca: | Borges, Lucimara Cristina |
Resumo: | O presente ensaio teórico traz a discussão a respeito de como a psicomotricidade é importante ser trabalhada para o desenvolvimento infantil. Partindo do pensamento com base nos estudos de que os movimentos se relacionam tanto com o corpo como com o cérebro, pois ao utilizar o corpo para expressão de sentimentos, pode ser caracterizado por psicomotricidade contribuindo de maneira explícita para o desenvolvimento corporal por meio do movimento. Desse modo, verifica-se a relevância do estudo em questão na educação infantil com a finalidade de apresentar a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento de modo geral, principalmente ao que tange à aprendizagem. Sendo assim, o principal objetivo aqui consiste em discutir a necessidade do trabalho do(a) pedagogo(a) da educação infantil para o desenvolvimento psicomotor do ser social criança. Nesse sentido vale indagar sobre qual a importância do trabalho pedagógico atento aos movimentos e demais habilidades motoras da criança? Para melhor compreensão o ensaio foi dividido por tópicos visando um estudo referente à psicomotricidade, ao desenvolvimento da criança por meio do desenvolvimento psicomotor e à atuação do pedagogo nesse contexto. Por meio dessa revisão bibliográfica, destaca-se que o trabalho psicomotor na primeira etapa da educação básica colabora significativamente com o desenvolvimento biológico, psicológico e social da criança, ou seja, com o desenvolvimento integral infantil. |
Abstract: | This theoretical essay brings the discussion about how psychomotricity is important to be worked on for child development. Starting from the thinking based on studies that movements are related to both the body and the brain, because when using the body to express feelings, it can be characterized by psychomotricity, contributing explicitly to body development through movement. Thus, the relevance of the study in question in early childhood education is verified with the purpose of presenting the contribution of psychomotricity to development in general, especially with regard to learning. Therefore, the main objective here is to reflect the need for the work of the pedagogue of early childhood education for the psychomotor development of the child social being. In this sense, it is worth asking about the importance of pedagogical work attentive to the movements and other motor skills of the child? For better understanding, the essay was divided by topics aiming at a study related to psychomotricity, child development through psychomotor development and the role of the pedagogue in this context. Through this literature review, it is highlighted that psychomotor work in the first stage of basic education significantly collaborates with the biological, psychological and social development of the child, that is, with the integral development of children. |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Desenvolvimento Infantil psychomotricity Development childish |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030 |
Data do documento: | 22-Out- 22 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Edijane Rodrigues de Matos.PDF | TECAI | 277,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Edijane Rodrigues de Matos.PDF | ATA DE DEFESA | 171,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC_Edijane Rodrigues de Matos.PDF | TCC CORRIGIDO POS DEFESA | 214,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.