Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INTERCULTURALIDADE DA EJA: EDUCAÇÃO É TRANSMISSÃO DE CULTURA |
Autor(es): | Nogueira, Fernanda Maria de Souza |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luciene Pereira da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Lima, Samara |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Sidney |
Resumo: | O presente trabalho monográfico despertou a curiosidade de compreender a interculturalidade na modalidade de educação de jovens e adultos. Sendo uma educação amparada pela LDB 9394/96 e a Constituição Federal e outros meios legais. A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo. A educação promove valores como a igualdade, o sentido comunitário, a aceitação e o respeito pelo outro, o respeito aos direitos humanos ou à solidariedade. Tanto esses princípios como o conceito de educação intercultural se encontram fortemente enraizados. A pesquisa bibliográfica foi produzida com base em publicações de autores citados como Paulo Freire; Figueiredo; Costa; Pinto e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. O objetivo do tema é refletir e apresentar a Interculturalidade da EJA, como complementos nos projetos presentes e futuros dos estudantes. As identidades culturais nacionais não se subordinam umas às outras e que todas as outras formas de diferença devem ser respeitadas e o povo brasileiro ganha com cultura. |
Abstract: | The present monographic work aroused the curiosity to understand interculturality in the modality of education for young people and adults. Being an education supported by LDB 9394/96 and the Federal Constitution and other legal means. Interculturality in education appears as a pedagogical proposal that seeks to develop relations of cooperation, respect and acceptance, between different cultures and subjects, thus aiming to preserve cultural identities, with the objective of providing the exchange of experiences, and mutual enrichment. Education promotes values such as equality, a sense of community, acceptance and respect for others, respect for human rights or solidarity. Both these principles and the concept of intercultural education are strongly rooted. The bibliographic research was based on publications by cited authors such as Paulo Freire; Figueredo; Coast; Pinto and Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 of December 20, 1996. The objective of the theme is to reflect and present the Interculturality of the EJA, as complements in the present and future projects of the students. National cultural identities are not subordinated to each other and that all other forms of difference must be respected and the Brazilian people gain from culture. |
Palavras-chave: | Interculturalidade Educação Lecionar |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3018 |
Data do documento: | 5-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda final revisado.doc.PDF | Trabalho Conclusão de Curso | 375,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização.pdf | ATA de Defesa - TCAE | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.