Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO EM DISPUTA: PAULO FREIRE E A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ERA DA FAKE NEWS.
Título(s) alternativo(s): EDUCATION IN DISPUTE: PAULO FREIRE AND THE STRUGGLE FOR AN EMANCIPATORY EDUCATION IN THE AGE OF FAKE NEWS.
Autor(es): Bezerra, Kelly Martins
Primeiro Orientador: Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Maria Luciane Nunes
Segundo Membro da Banca: Silva, Maria Rebeca Campos da
Resumo: As reflexões apresentadas neste texto foram elaboradas a partir de experiências vivenciadas em um grupo de estudantes de graduação em pedagogia, no qual a obra de Paulo Freire apesar de ser bastante reverenciada por uma parte dos estudantes, passou a ser bastante atacada por outra parte dos estudantes do mesmo curso, com base em uma rede de notícias falsas e teoria da conspiração. O objetivo do artigo é contribuir com as discussões a respeito das contribuições de Paulo Freire e a relevância de se fortalecer os pensamentos freirianos para uma educação crítica e emancipatória, principalmente, na era da chamada pós-verdade, na qual se estabeleceu uma guerra contra os fatos, a ciência, à educação e aos educadores, principalmente aqueles que tem a ousadia de formar cidadãos críticos e reflexivos. Visamos assim compreender e indicar caminhos ao enfrentamento das Fake News, a partir de uma educação em que a ética e a verdade como princípio basilar. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica buscando estabelecer conexões que nos permita compreender esse fenômeno e buscar alternativas ao enfrentamento a essa problemática.
Abstract: The reflections presented in this text were elaborated based on experiences lived in a group of undergraduate students of pedagogy, in which Paulo Freire's work, despite being highly revered by a part of the students, started to be attacked by another part of the students based on a network of false news and conspiracy theories. The goal of this article is to contribute to the discussions about Paulo Freire's contributions and the relevance of strengthening Freire's thoughts for a critical and emancipatory education, especially in the post-truth era, in which a war against facts, science, education and educators has been established, especially those who dare to form critical and reflective citizens. Thus, we aim to understand and indicate ways to deal with Fake News, based on an education in which ethics and truth are the main principles. To do so, a literature review was conducted seeking to establish connections that allow us to understand this phenomenon and seek alternatives to face this problem.
Palavras-chave: Paulo Freire
Emancipação
Pós-verdade
Fake News
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo final.pdf929,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.