Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: JOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDOS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Souza, Sheyla
Primeiro Orientador: Figueiredo, Fabiane
Segundo Orientador: Moura, Sebastião
Primeiro Membro da Banca: Silva, Jardinélio
Segundo Membro da Banca: Gonçalves, Maria
Resumo: Neste artigo buscamos compreender como os jogos pedagógicos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Usamos o aporte metodológico da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e, por meio de descritores específicos de busca no Google Acadêmico, identificamos 47 produções acadêmicas que versam sobre a temática, porém ocupamos no estudo de quatro resumos de teses de doutorado. Da análise feita, sinalizamos que os jogos utilizados no ensino da aprendizagem da Matemática para criança com deficiências colaboram com a aprendizagem se mostrando uma atividade lúdica e prazerosa, bem como há uma relevância pedagógica para o ensino da Matemática a crianças com deficiência quando se utilizam jogos no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ludicidade. Jogos. Aprendizagem matemática. Crianças com deficiência. Ensino Fundamental.
Abstract: In this article we seek to understand how pedagogical games can contribute to the process of teaching and learning mathematics of students with disabilities in the early years of elementary school. We used the methodological contribution of qualitative research, bibliographic in nature and, through specific search descriptors in Google Scholar, we identified 47 academic productions that deal with the theme, but we occupied in the study of four abstracts of doctoral theses. From the analysis made, we indicate that the games used in the teaching of mathematics learning for children with disabilities collaborate with learning, showing a playful and pleasurable activity, as well as there is a pedagogical relevance for teaching mathematics to children with disabilities when using games in the learning process. Keywords: Ludicity. Gaming. Mathematical learning. Children with disabilities.
Palavras-chave: Ludicidade
Jogos
Aprendizagem Matemática
Ensino Fundamental
Crianças com deficiencia
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2730
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Sheyla_Rodrigues_Ferreira_Souza.pdf.pdfArtigo_Sheyla Rodrigues Ferreira Souza1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.