Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FORMA DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Título(s) alternativo(s): Reading in early childhood education as a way of influencing the literacy and literacy process
Autor(es): Mendes, Lêda Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Primeiro Membro da Banca: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Segundo Membro da Banca: Vale, Wilciene Nunes do
Terceiro Membro da Banca: Silva, Maria Aparecida Alves da
Resumo: O presente estudo tem por escopo analisar a importância do despertar nas crianças de 3 a 5 anos o gosto pela leitura e suas implicações na aprendizagem. Já que um está associado ao outro. A leitura seja na oralidade ou no contato da criança com escrita, associa junto ao educando o aprimoramento como cidadão e aprendizagem. A presença do professor enquanto parceiro mediador e pesquisador e um planejamento bem elaborado são os carros-chefes desse processo dinâmico. Assim, inicialmente se trata da Alfabetização e Letramento. A leitura faz parte do reconhecimento e valor da aprendizagem da criança quanto a esfera de participação e apontamentos do que é vivenciado pelo homem. A metodologia aplicada é a exploratória e bibliográfica. Conclui-se que muitos são os desafios encontrados nos anos iniciais do ensino fundamental em relação à defasagem da leitura e da escrita, para as crianças de 3 a 5 anos. Para a construção deste artigo fundamentou-se em autores bem conceituados como Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) e outros.
Abstract: The present study aims to analyze the importance of awakening in children aged 03 to 05 the taste for reading and its implications for learning, since one is associated with the other. Reading is in orality and the child's contact with writing associates with the child's improvement as a citizen and learning. The presence of the teacher as a mediating partner and researcher, and a well-designed plan would be the flagships of this dynamic process. Thus, initially it is about Alphabetisation and Literacy. Reading is part of the recognition and value of the child's learning as to the sphere of participation and notes of what is experienced by man. The methodology applied is exploratory and bibliographic. It concludes that there are many challenges found in the early years of elementary school in relation to the reading and writing gap for children aged 3 to 5 years. The construction of this article was based on well- regarded authors such as Soares (2006), Abramovich (1997), Silva et. al (2016), Fonseca (2013), Zeida (2012) and others.
Palavras-chave: Leitura
Alfabetização
Letramento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: MENDES, Lêda Ferreira da Silva. A leitura na educação infantil como forma de influência no processo de alfabetização e letramento. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 20p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2399
Data do documento: 12-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Lêda Ferreira da Silva Mendes - Copia.pdf453,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.