Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DO DC-GO AMPLIADO 2019 E DA BNCC 2017 ACERCA DAS COMPETÊNCIAS GERAIS E ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Título(s) alternativo(s): Analysis of the expanded DC-GO 2019 and BNCC 2017 about the general and specific competences of the Natural Sciences of Elementary School final years.
Autor(es): Santos, Leucivania Soares da Silva
Primeiro Orientador: Faria Filho, Fausto Melo
Primeiro Coorientador: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Primeiro Membro da Banca: Monteiro, Eneida Aparecida Machado
Segundo Membro da Banca: Braga, Adriano Honorato
Resumo: Este artigo foi desenvolvido no período da Pós-graduação em Especialização no Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática do IF Goiano – Campus Ceres e busca realizar uma análise bibliográfica acerca do Documento Curricular para Goiás - Ampliado 2019 (DC-GO) Volume II e da BNCC 2017 a partir das competências gerais e específicas, bem como um breve levantamento sobre os cortes temporais da matriz bianual das habilidades do componente curricular das Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais. O Ensino de Ciências da Natureza visa, orientar o aluno para o letramento científico que se entende em suas múltiplas dimensões, desde a compreensão de conceitos e conhecimentos, à compreensão de questões referentes às aplicações da ciência. Por isso, ao evidenciar a implementação do DC-GO ampliado 2019, faz-se necessário destacar que mesmo mantendo a organização estrutural da BNCC, a matriz curricular para Goiás cumpre o papel de promover e assegurar o desenvolvimento das dez competências gerais e especificas do ensino de Ciências, assim como a promoção de uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Portanto, conclui-se que o grande diferencial entre ambos os documentos é justamente o arranjo das competências gerais e especificas e das divisões das habilidades a partir da distribuição dos cortes temporais que estão dispostos ao longo de todo o ano letivo visto que, toda essa dinâmica está voltada ao processo educacional do estudante.
Abstract: This article was developed during the Postgraduate Program in Specialization in the Teaching of Natural Sciences and Mathematics Education at the IF Goiano - Campus Ceres and seeks to carry out a bibliographical analysis on the Curriculum Document for Goiás - Expanded 2019 (DC-GO) Volume II and of BNCC 2017 based on general and specific competences, as well as a brief survey on the time cuts of the biannual matrix of skills in the curricular component of Nature Sciences in Elementary School final years. The Teaching of Natural Sciences aims to guide the student towards scientific literacy that is understood in its multiple dimensions, from the understanding of concepts and knowledge, to the understanding of issues related to the applications of science. Therefore, when highlighting the implementation of the expanded DC-GO 2019, it is necessary to emphasize that even while maintaining the structural organization of BNCC, the curriculum for Goiás fulfills the role of promoting and ensuring the development of the ten general and specific teaching skills Science, as well as the promotion of an integral human formation that aims to build a fair, democratic and inclusive society. Therefore, it is concluded that the great difference between both documents is precisely the arrangement of general and specific competences and the divisions of skills from the distribution of time cuts that are arranged throughout the school year since, all this dynamic is focused on the student's educational process.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Documento curricular para Goiás. Educação Básica. Ensino de Ciências da Natureza
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2298
Data do documento: 20-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_ Leucivânia Soares..pdf289,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de ciência e de autorização..pdf69,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA.pdf67,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.