Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1653
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A DANÇA CIRCULAR COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES
Autor(es): Cunha, Waldeliza Fernandes
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira
Primeiro Membro da Banca: Nascimento, Maria do Socorro Viana
Segundo Membro da Banca: Bonetti, Maria Cristina de Freitas
Resumo: A sociedade atual tem passado por intensas transformações que se processam de forma rápida e contínua. A escola não deve ser indiferente a essa realidade, devendo acompanhar tais mudanças e buscar novas alternativas que favoreçam o processo educacional. Diante desse contexto, emerge a necessidade de explorar novas possibilidades ou estratégias de ensino que possibilitem a construção de conhecimentos de forma mais significativa e prazerosa. As Danças Circulares (DC) podem responder a essas expectativas, sua prática proporciona uma vivência profunda ao nível das emoções, que modifica a visão em relação há (a) diversos aspectos da vida ocasionando transformações e mudanças de atitudes no cotidiano, despertando o interesse pela Natureza, no sentido macro, compreendendo a natureza física-biológica e na ordem/organização coletiva. A prática da DC, pode ocasionar transformações, mudanças de atitudes ou refletir sobre a postura que o homem tem com relação ao ambiente. Esse artigo é uma proposta de utilização das DC como ferramenta para sensibilização de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal Goiano Campus Ceres. A metodologia utilizada abarca a leitura e compreensão do referencial teórico apropriado às práticas interdisciplinares e um pequeno repertório musical e literário apropriada à prática das DC, ocasião em que pessoas de todas as idades, sexos e classes sociais poderão dançar e aproveitar dessa prática, para compreender a relação entre as DC e a EA.
Abstract: Today's society has undergone intense transformations that are taking place quickly and continuously. The school must not be indifferent to this reality, and must follow such changes and seek new alternatives that favor the educational process. In this context, the need to explore new possibilities or teaching strategies that enable the construction of knowledge in a more meaningful and pleasurable way emerges. Circular Dances (DC) can respond to these expectations, their practice provides a profound experience at the level of emotions, which modifies the view in relation to (a) various aspects of life causing transformations and changes in attitudes in daily life, arousing interest by Nature, in the macro sense, comprising physical-biological nature and collective order / organization. The practice of DC can cause transformations, changes in attitudes or reflect on the attitude that man has towards the environment. This article is a proposal to use DC as a tool to raise awareness of Environmental Education (EA) at the Federal Goiano Campus Ceres Institute. The methodology used includes reading and understanding the theoretical framework appropriate to interdisciplinary practices and a small musical and literary repertoire appropriate to the practice of DC, when people of all ages, genders and social classes will be able to dance and take advantage of this practice, to understand the relationship between DC and EA.
Palavras-chave: Interdisplinaridade
Educação Ambiental Crítica
Ambiente
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1653
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_waldeliza.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.