Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1397
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Autor(es): Souza, Maria José Xavier Nascimento
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Gargioni, Ana Alice
Segundo Membro da Banca: Silva, Viviane da
Resumo: Este estudo tem como tema “A importância do professor para inclusão de alunos com deficiência no Ensino Regular”. Para tal, traz como objetivo refletir o percurso histórico e importância da inclusão no contexto educacional e social, assim como pensar a importância da formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A hipótese norteadora desse artigo é a de que esse ideal pode ser alcançado pelo fortalecimento da relação família-escola-comunidade, organizando-se intencionalmente com o propósito de ofertar melhores condições para que os portadores de deficiência tenham qualidade de vida. Desenvolve-se a partir das seguintes indagações: O que já foi feito para a inclusão de alunos com deficiência no Brasil e o que ainda é necessário fazer para que de fato a escola possa atendê-los com melhor qualidade? O que é disponibilizado ao professor para lidar com cada especificidade do aluno em função de deficiências diversificadas? Para responder a esses questionamentos optamos pela pesquisa bibliográfica, que se dá por meio da leitura de autores como Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), entre outros.
Abstract: This study has the theme "The importance of the teacher for the inclusion of students with disabilities in regular education". To this end, it aims to reflect the historical path and the importance of inclusion in the educational and social context, as well as thinking about the importance of teacher training for the inclusion of students with disabilities in regular education. The guiding hypothesis of this article is that this ideal can be achieved by strengthening the family-school-community relationship, intentionally organizing itself with the purpose of offering better conditions for the disabled to have quality of life. It develops from the following questions: What has already been done for the inclusion of students with disabilities in Brazil and what is still necessary to do so that the school can actually serve them with better quality? What is available to the teacher to deal with each student's specificity due to diverse disabilities? To answer these questions, we opted for bibliographic research, which occurs through the reading of authors such as Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), among others.
Palavras-chave: Formação de professores. Inclusão. Alunos com deficiência.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1397
Data do documento: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose- Artigo If.pdf584,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
requerimento.pdf114,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.